Manuel Alegre encontra-se com leitores na Biblioteca Municipal de Olhão

Manuel Alegre vai participar num encontro com leitores no próximo sábado, 14 de Abril, às 15h00, na Biblioteca Municipal José […]

Manuel Alegre vai participar num encontro com leitores no próximo sábado, 14 de Abril, às 15h00, na Biblioteca Municipal José Mariano Gago, em Olhão. 

Em Abril, o escritor estará em destaque na Biblioteca. Manuel Alegre nasceu em 1936, em Águeda. Estudou em Lisboa, no Porto e em Coimbra.

Em 1961, foi mobilizado para Angola. Preso pela PIDE, passou seis meses na Fortaleza de São Paulo, em Luanda, onde escreveu grande parte dos poemas do seu primeiro livro “Praça da canção”.

Depois de uma passagem por Argel, regressou a Portugal após o 25 de Abril de 1974. Dirigente histórico do Partido Socialista desde esse ano, foi vice-presidente da Assembleia da República e membro do Conselho de Estado.

«A sua vasta obra literária, que inclui o romance, o conto, o ensaio, mas sobretudo a poesia, tem sido amplamente difundida e aclamada», diz a Câmara de Olhão.

Foram-lhe atribuídos os mais distintos prémios literários: Grande Prémio de Poesia da APE-CTT, Prémio da Crítica Literária da AICL, Prémio Fernando Namora, Prémio Pessoa, Prémio Dom Dinis, Prémio Vida Literária da Associação Portuguesa de Escritores, Prémio de Consagração de Carreira da Sociedade Portuguesa de Autores e, em 2017, o Prémio Camões.

O mais recente livro de Manuel Alegre “Auto de António”, de 2017, debruça-se sobre Dom António Prior do Crato, o último Príncipe de Avis, herói da História de Portugal que sempre fascinou o autor.

Comentários

pub