Loulé lança ciclo de oficinas para ensinar a arte tradicional da sapataria

A Câmara de Loulé vai promover um ciclo de oficinas dedicadas à confeção artesanal de calçado, nos meses de Maio […]

A Câmara de Loulé vai promover um ciclo de oficinas dedicadas à confeção artesanal de calçado, nos meses de Maio e Junho.

O ciclo de oficinas será ministrado pelo jovem sapateiro Fernando Augusto Gonçalves, em quatro módulos independentes, com a duração de 8 horas cada, que terão lugar aos sábados, entre as 10h00 e as 19h00, no Convento Espírito Santo, em Loulé.

No dia 5 de Maio decorrerá uma oficina de sapateiro, seguindo-se uma oficina de fabrico artesanal de sapatos (26 de Maio), uma oficina de reparação, adaptação e transformação de sapatos (2 de Junho) e uma oficina de correaria e marroquinaria (23 de Junho).

Esta é mais uma iniciativa realizada no âmbito do projeto “Loulé Criativo”, que tem vindo a trabalhar na reativação e revitalização de um conjunto de artes e ofícios que marcam a identidade local.

«É com base na importância que o ofício de sapateiro desempenhou na história da cidade e do concelho de Loulé, que o “Loulé Criativo” vem propor este ciclo de workshops com o objetivo de potenciar a transmissão de conhecimentos e técnicas básicas utilizadas ancestralmente pelos sapateiros na construção artesanal de calçado», descreveu a Câmara de Loulé.

As formações dirigem-se a maiores de 16 anos que estejam interessados em aprender, de forma introdutória, as bases do ofício de sapateiro e do fabrico artesanal de calçado, não sendo exigida experiência prévia.

A participação nas oficinas custa 20 euros, «ficando a cargo dos formandos apenas o custo das matérias-primas», já que os demais encargos serão suportados pela Câmara de Loulé.

A inscrição nestas oficinas poderá ser feita individualmente ou em conjunto, sendo necessário inscrição módulo a módulo, o que poderá ser feito no site do “Loulé Criativo”. Mais informações podem ser obtidas através do número 289 400 894 e do email [email protected]. As vagas são limitadas e as inscrições decorem até 2 dias antes da data de realização de cada oficina.

Comentários

pub