Lagoa promove primeira edição da Mostra Internacional de Cinema “Algares”

Projeção de filmes, aulas, conferências, exposições e desafios integram a primeira edição da Mostra Internacional de Cinema de Lagoa – […]

Projeção de filmes, aulas, conferências, exposições e desafios integram a primeira edição da Mostra Internacional de Cinema de Lagoa – “Algares”, que o município promove durante o próximo mês de Maio, tendo como palco privilegiado o Auditório Municipal de Lagoa, recém-nomeado Auditório Carlos do Carmo.

Todas estas atividades, explica a organização, «prometem envolver os participantes numa literacia cinéfila mais alternativa, contribuindo para o conhecimento de filmes e curtas-metragens que circulam fora da rede comercial e que se encontram premiados dentro e fora do país».

A Mostra terá a sua abertura oficial no dia 30 de Abril, às 20h30, com a exposição “A aventura do cinema”, patente na Sala Polivalente do Auditório Municipal de Lagoa, até 31 de Maio.

Inaugurará a tela a película premiada em Cannes com o Prémio da Crítica e no Festival de Cinema Europeu de Sevilha com o Giraldillo de Oro 2017:“A Fábrica de Nada”, de Pedro Pinho (M/14), com projeções no dia 30 (21h30) para o público em geral e, no dia 2 de Maio (9h30), para os alunos do Ensino Secundário das escolas de Lagoa, que contarão ainda com um debate, no qual participará uma das argumentistas do filme, Leonor Noivo.

O Lagoa Short Film Festival terá lugar no dia 4, às 21h00 e, tanto a apresentação como a entrega de prémios será efetuada pela Nobel Internacional School Algarve.

No dia 5, será exibido, às 21h30, um conjunto de curtas premiadas denominado “Novas Curtas Portuguesas” (M/12). Esta será uma oportunidade de ficar a conhecer alguns dos novos autores nesta área em Portugal, já que, será apresentado o favorito do público da última edição do Festival de Curtas de Vila do Conde, “Surpresa”, bem como os sucessos internacionais “Água Mole”, presente este ano na seleção de Cannes, “Thursday Night”, exibido em Sundance, e o Urso de Ouro do Festival de Berlim “Cidade Pequena”.

A 9 de Maio, entre as 15h00 e as 17h00, o Auditório do Convento de S. José receberá uma aula sobre as origens do cinema, ministrada por Graça Lobo, no âmbito da comemoração dos 20 anos do Programa JCE – Juventude, Cinema, Escola, da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços da Região do Algarve (DGEstE). Esta iniciativa dirige-se a professores e alunos do 3º Ciclo e Ensino Secundário e ao público em geral.

Ainda no âmbito do JCE, a “Algares” promove, no dia 16, pelas 18h30, na Biblioteca Municipal de Lagoa, uma conferência sobre “A Receção dos Clássicos no Cinema”, por Adriana Freire Nogueira, aberta a professores, bibliotecários, alunos de Ensino Secundário e ao público em geral.

No dia 23, pela manhã (10h00 – 13h00), o Auditório Municipal acolherá a Festa do Cinema – Programa JCE (dirigida a alunos de 2º Ciclo) e, às 18h30, a iniciativa “Vou levar os meus pais ao cinema”, com a exibição de “ O Garoto de Charlot”, de Charlie Chaplin (M/6).

No dia 30 de Maio, a Mostra chega ao Centro de Congressos do Arade (10h00-13h00) para a Festa Final de Encerramento do Programa JCE, dirigida aos alunos do 3º Ciclo e Ensino Secundário participantes no projeto.

O encerramento oficial da Mostra terá lugar no dia 31 de Maio, às 21h00, com a exibição da película apresentada em 2015 no Festival de Sevilha, “O Futebol” (M/12), de Sergio Oksman, e contará com a presença do Diretor do Festival de Sevilha, José Luís Cienfuegos.

Comentários

pub