Há 1,2 milhões de euros para a 4ª edição do Orçamento Participativo de Loulé

A quarta edição do Orçamento Participativo (OP) do Município de Loulé realiza-se de 30 de Abril a 25 de Maio […]

A quarta edição do Orçamento Participativo (OP) do Município de Loulé realiza-se de 30 de Abril a 25 de Maio e tem 1,2 milhões de euros de montante financeiro. 

O Orçamento Participativo 2018, à semelhança das edições anteriores na sua fase de apresentação e recolha de propostas, irá decorrer através de 11 sessões ou assembleias participativas pelas freguesias do concelho.

Nesta quarta edição do OP, o projeto assume um modelo que passará a ser bianual, onde a verba disponível para projetos de investimento propostos por parte dos cidadãos e munícipes duplica face às edições anteriores, passando dos 600 mil euros para 1,2 milhões.

Na edição do OP2018, em cada uma das 11 sessões participativas apenas poderão ser apresentadas propostas de investimento relativas à área territorial das freguesias ou localidades em questão.

As propostas recolhidas serão objeto de uma análise técnica com vista a definir as 33 propostas finais que serão colocadas à votação por parte da população, sendo que nessa fase o voto presencial assumirá uma maior importância relativamente ao voto electrónico (SMS) face às edições anteriores. O voto presencial passará a ter um peso de 80% no apuramento final das propostas vencedoras, sendo que o voto electrónico (SMS) apenas de 20%.

O Orçamento Participativo do Município de Loulé irá também contar com uma plataforma eletrónica própria, a qual permitirá a todos os cidadãos uma maior facilidade de acesso e consulta a toda a informação relativa aos OP’s, contribuindo também para uma maior clarificação e transparência de todo o processo.

Com uma taxa de execução de cerca de 70% dos projetos mais votados nas anteriores edições, é aposta do executivo camarário continuar o processo de consolidação do projeto do Orçamento Participativo no Município de Loulé.

O calendário das sessões/assembleias participativas do OP2018 é o seguinte: Salir – 30 Abril, 21h00, na Junta de Freguesia; Alte – 3 de Maio, às 21h00, Casa do Povo; Ameixial – 5 Maio, 15h00, Junta de Freguesia; Querença – 7 Maio, às 21h00, Casa do Povo de Querença; Tôr – 9 Maio, 21h00, Sociedade Recreativa Torense e Benafim – 11 Maio, 21h00, Sport Clube Benafim.

Já na freguesia de S. Sebastião a sessão decorre a 14 de Maio, às 15h00, Junta de Freguesia, em S. Clemente a 16 de Maio, às 21h00, na Sala da Assembleia Municipal, em Almancil – 18 de Maio, às 21h00, na Escola EB 2,3 Prof. António de Sousa Agostinho, Boliqueime – 23 de Maio, 21h00, Centro Comunitário de Vale Silves e Quarteira – 25de Maio, às 21h00, no Centro Autárquico.

Comentários

pub