Francisco George dá conferência sobre Pneumónica e Investigação em Faro

Francisco George, ex-diretor geral da Saúde e atual presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, Ana Grenha, investigadora da Universidade do Algarve […]

Francisco George, ex-diretor geral da Saúde e atual presidente da Cruz Vermelha Portuguesa, Ana Grenha, investigadora da Universidade do Algarve na área das ciências farmacêuticas, e Paulo Girão, professor de História no Agrupamento de Escolas de Monchique, são os oradores da conferência sobre a Pneumónica e a Investigação, marcada para 13 de abril, às 14h30, no auditório da unidade de Faro do Centro Hospitalar Universitário do Algarve. A entrada é livre.

A sessão, que terá como moderadora Ana Cristina Guerreiro, diretora do Departamento de Saúde Pública e Planeamento da ARS Algarve, é dirigida a profissionais de saúde, estudantes e à comunidade em geral.

Ana Grenha, investigadora do Centro de Ciências do Mar (CCMar) e Centro de Investigação Biomédica (CBMR) da Universidade do Algarve, irá abordar a sua experiência na área da investigação e estratégias de administração de fármacos nos tratamentos das doenças pulmonares.

Paulo Girão, autor da tese de Mestrado em História Regional e Local «A Gripe Pneumónica no Algarve:1918», irá traçar uma contextualização histórica deste período na região.

«A Pneumónica – pandemias da gripe» é o tema da comunicação de Francisco George, que, no âmbito da sua vasta experiência profissional ligada à Saúde Pública, irá abordar esta temática de uma forma abrangente.

Esta iniciativa marca o início do Ciclo de Conferências Saúde e Cultura evocativas do centenário de três acontecimentos marcantes de 1918, a Pneumónica ou Gripe Espanhola, a inauguração do Sanatório Carlos Vasconcelos Porto em São Brás de Alportel e o fim da 1ª Guerra Mundial, promovidas pela Direção Regional de Cultura do Algarve, em parceria com a Administração Regional de Saúde do Algarve, a Universidade do Algarve e a Câmara Municipal de São Brás de Alportel.

As várias conferências, promovidas por cada uma das entidades entre os meses de Abril e Novembro, terão como mote uma contextualização histórica e cultural da época, associada a uma abordagem em torno de fenómenos semelhantes existentes na atualidade.

Esta primeira conferência é organizada pela Administração Regional de Saúde do Algarve, com o apoio do Centro Hospitalar Universitário do Algarve (CHUA).

O Ciclo de Conferências conta com o apoio do CHUA, do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa, dos Comboios de Portugal, do Museu do Trajo de São Brás de Alportel, da Secção Regional do Sul Ordem dos Arquitetos e da Sub-Região de Faro da Ordem dos Médicos.

 

Clique aqui para conhecer o programa do Ciclo de Conferências “Saúde e Cultura- 100 anos depois”

 

Comentários

pub