Final nacional do FameLab realiza-se esta quinta-feira e há uma algarvia na corrida

A final nacional da 9ª edição do FameLab, o maior concurso de comunicação de ciência do mundo, vai ter lugar […]

Catarina Raposo

A final nacional da 9ª edição do FameLab, o maior concurso de comunicação de ciência do mundo, vai ter lugar no dia 12 de Abril, às 17h30, no Coliseu dos Recreios, em Lisboa. Entre os finalistas está Catarina Raposo, investigadora do Centro de Investigação em Biomedicina (CBMR) da Universidade do Algarve (UAlg).

A cerimónia, integrada no National Geographic Summit, contará com mais 11 participantes: Cláudia Pereira, João Batina, João Cardoso, Fábio Sousa, Inês Ferreira Guedes, Bárbara Pinho, João Castelhano, Carolina Piedade, Tiago Ribeiro da Costa, Nuno Martins e Ricardo Neves.

Os finalistas vão tentar provar, em apenas três minutos e sem qualquer apoio audiovisual, que são a melhor escolha para representar Portugal na final internacional do FameLab, a decorrer em Junho no Cheltenham Science Festival, no Reino Unido.

O conteúdo da comunicação, a clareza e o carisma demonstrados serão os critérios de avaliação utilizados pelo júri, presidido por Carlos Fiolhais (Universidade de Coimbra) e do qual fazem parte Teresa Firmino (jornalista de Ciência do jornal Público), David Bidarra (vencedor da final nacional do FameLab 2017), Diana Prata (investigadora do Instituto de Medicina Molecular) e Catarina Barradas (directora de Marketing da Fox).

DNA, anti-oxidantes, desmaios, mensagens intra-celulares e tecnologias para descodificação da actividade cerebral serão alguns dos temas que vão brilhar no palco do Coliseu dos Recreios.

O FameLab é um concurso de comunicação de ciência dirigido a quem trabalha ou estuda nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia ou matemática. Foi criado em 2005 no Cheltenham Science Festival e ganhou expressão internacional, contando actualmente com mais de 30 países concorrentes, da Europa à Ásia. Em Portugal é organizado pela Ciência Viva e pelo British Council, em parceria com universidades e Centros Ciência Viva de todo o país. A edição deste ano conta também com o apoio da National Geographic.

Mais informação sobre os 12 finalistas da 9.ª edição do FameLab Portugal podem ser encontradas no site do evento.

 

Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva e Sul Informação

Comentários

pub
pub