Festival do Atum “Almadrava” relembra passado do Vila Galé Albacora

A 5ª edição do Festival do Atum “Almadrava” realiza-se a partir desta sexta-feira, dia 27, até domingo, dia 29 de […]

A 5ª edição do Festival do Atum “Almadrava” realiza-se a partir desta sexta-feira, dia 27, até domingo, dia 29 de Abril, no Eco hotel Vila Galé Albacora, em Tavira.

Este festival, com entrada gratuita, pretende «preservar a história desta unidade hoteleira, que resulta da reconversão do antigo Arraial Ferreira Neto», explica o grupo Vila Galé Hotels.

O evento inclui, no sábado, uma visita guiada por um antigo morador que «contará as estórias da época em que a pesca do atum era o sustento de centenas de famílias na região».

No mesmo dia, outro dos pontos altos do programa, de acordo com a organização, será a demonstração da desmancha do atum – ou ‘arte de ronquear’ – em parceria com a Confraria do Atum de Vila Real de Santo António. Será ainda realizado um workshop de gastronomia dedicado ao tema.

A exposição “Mundos Líquidos” do fotógrafo Paulo Viegas, a apresentação do espólio fotográfico da Companhia de Pescarias do Algarve, visitas ao núcleo museológico sobre a pesca do atum existente no hotel – com embarcações em miniatura, artefactos e outros objetos relacionados com a faina – e a exibição do filme “Almadrava” são outras das atrações deste evento.

Haverá ainda uma feira de artesanato com a participação das associações locais e prova de vinhos e azeites.

Durante todo o fim-de-semana, o festival também vai promover diferentes momentos gastronómicos dedicados aos sabores do mar. No sábado decorre o jantar buffet Almadrava (25€ por adulto, com bebidas incluídas). Já no domingo o almoço integra uma mostra gastronómica dedicada aos pratos típicos da região (19€ por adulto, com bebidas incluídas). As crianças até aos seis anos não pagam e dos sete aos 12 têm 50% de desconto.

A programação completa está disponível aqui.


Sobre o antigo Arraial Ferreira Neto:

Em pleno Parque Natural da Ria Formosa, o Eco hotel Vila Galé Albacora ocupa o antigo Arraial Ferreira Neto, um testemunho arquitetónico da organização social e da forma de vida dos pescadores e das suas famílias, quando a Almadrava – a armação para capturar o atum – ainda era utilizada.

Era nesta aldeia de linhas rústicas, inaugurada na década de 40, que as ‘gentes do mar’ habitavam entre Março e Setembro, durante a faina da pesca do atum.

Nesses tempos, o arraial chegou a albergar mais de 400 pessoas. Além das suas humildes casas, tinham ali as suas oficinas de restauro, armazéns, depósito de víveres e zonas de lazer. No complexo, classificado como imóvel de interesse público, não faltavam escola primária e capela – ainda existentes -, posto médico, barbearia ou padaria.

O Arraial Ferreira Neto funcionou até ao início da década de 70. A última grande campanha de pesca do atum foi testemunhada pelo realizador Hélder Mendes e eternizada no documentário “Almadrava”.

Só no ano 2000, o espaço voltou a ter vida, quando a sua estrutura foi adaptada a hotel, mantendo a ligação à sua história. Os armazéns deram lugar a quartos, a escola passou a ser um clube para crianças, a capela foi restaurada e preparada para receber eventos e a padaria foi transformada num núcleo museológico gratuito e aberto ao público.

É aqui que se pode observar uma maquete ilustrando a grande obra de engenharia que era a almadrava, bem como documentos centenários da Companhia de Pescarias do Algarve. E ainda um vídeo que mostra o processo de captura do atum.

Comentários

pub