Exposição mostra “A Escrita no Baixo Alentejo, das origens aos nossos dias” em Ourique

A exposição “A Escrita no Baixo Alentejo, das origens aos nossos dias” vai ser inaugurada em Ourique, na Biblioteca Municipal […]

A exposição “A Escrita no Baixo Alentejo, das origens aos nossos dias” vai ser inaugurada em Ourique, na Biblioteca Municipal Jorge Sampaio, na próxima quinta-feira, dia 5 de Abril, às 17h30.

Segundo a Câmara de Ourique, «a exposição tem como propósito divulgar o património histórico e cultural deste território e centra-se no tema da Escrita no Baixo Alentejo desde há 2500 anos, apresentando peças arqueológicas ou documentos provenientes de cada um dos concelhos da Rede [de Museus do Baixo Alentejo], que, no seu conjunto, testemunham esse percurso cronológico».

Ourique está representada pela “Estela de Arzil”, uma inscrição de Escrita do Sudoeste datada da I Idade do Ferro (séc. VII-V a.C.). No momento da inauguração, estará presente o arqueólogo Samuel Melro, da Direção Regional de Cultura do Alentejo e investigador e corresponsável pelo projeto ESTELA, que fará uma breve apresentação sobre a Estela de Arzil e a Escrita do Sudoeste.

Esta mostra itinerante, «sustentada por uma linguagem gráfica atual e eficaz, iniciou o seu percurso em Junho de 2017 e, a partir do próximo Verão, estará patente noutros locais do país, divulgando e promovendo o património da região, um dos seus maiores recursos para a atração de visitantes e a criação de riqueza e desenvolvimento», acrescenta a Câmara de Ourique.

O programa da inauguração inclui um espectáculo musical e de multimédia a cargo de Rui Santana & Filipe Pilar.

Esta é uma iniciativa da Rede de Museus do Baixo Alentejo, tutelada pela CIMBAL, que o Município de Ourique integra através do seu Centro de Arqueologia Caetano de Mello Beirão.

Durante o mês de Abril, estão ainda agendadas duas palestras na Biblioteca Municipal: “A Escrita do Sudoeste”, por Amílcar Guerra, dia 7, às 16h00 e “Os documentos escritos como fonte de informação”, por António Quaresma, no dia 21, também às 16h00.

Comentários

pub