Estrangeiros residentes no Algarve vão à universidade realizar exame de português

68 estrangeiros residentes na região vão realizar o exame do Certificado Inicial de Português Língua Estrangeira (CIPLE), no sábado, dia […]

68 estrangeiros residentes na região vão realizar o exame do Certificado Inicial de Português Língua Estrangeira (CIPLE), no sábado, dia 21 de Abril, na Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo (ESGHT), no Campus da Penha da Universidade do Algarve, em Faro.

Aqueles que obtiverem o certificado poderão adquirir a nacionalidade portuguesa.

«O exame CIPLE é composto por três componentes, Compreensão da Leitura e Expressão Escrita, Compreensão Oral e Expressão Oral, e atesta a capacidade geral básica para interagir num número limitado de situações de comunicação previsíveis do quotidiano», explica a UAlg.

«O exame é realizado através de um protocolo estabelecido com o Centro de Avaliação de Português Língua Estrangeira (CAPLE) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Além deste exame de nível A2 do Quadro Comum Europeu de Referência para as Línguas, a ESGHT realizará mais quatro exames de níveis mais avançados para fins profissionais e académicos – B1, B2, C1 e C2 – no final de Maio. Há ainda uma segunda época de exames nos meses de Outubro e Novembro», acrescentou a universidade algarvia.

Os exames de Português Língua Estrangeira do CAPLE são reconhecidos por várias instituições nacionais e estrangeiras para fins profissionais, sociais e educativos.

Desde 2011, a ESGHT já recebeu mais 1400 candidatos estrangeiros, «prestando um serviço fundamental à comunidade estrangeira do Algarve e apoiando desígnios essenciais desta Universidade: o respeito e valorização da diversidade e a estreita ligação com a comunidade envolvente».

Comentários

pub