“Encontros do DeVIR” junta dois espetáculos numa só sessão no palco do Cine-Teatro Louletano

Os espetáculos “Attraction”, pela Compagnie Kham, de França, e “Fiend”, de Casson & Friends, do Reino Unido, que juntam, ambos, […]

Os espetáculos “Attraction”, pela Compagnie Kham, de França, e “Fiend”, de Casson & Friends, do Reino Unido, que juntam, ambos, diferentes artes, vão ser apresentados no Cine-Teatro Louletano sábado, dia 28 de Abril, às 21h30, no âmbito do festival “Encontros do DeVIR”.

“Attraction” cruza as artes tradicionais do Sudoeste Asiático (dança, música, máscaras), o trabalho nos arrozais, com as técnicas do hip-hop e da dança contemporânea e imagens gráficas geradas em tempo real pelas novas tecnologias.

«É uma história, um jogo de equilíbrio entre o coreógrafo e o artista digital, entre o movimento e as artes visuais, entre o natural e o urbano, entre a tradição e a contemporaneidade. Esta criação propõe uma viagem por uma atmosfera onírica, que assenta numa pesquisa pessoal pelas origens, pelas forças que regem o universo e pelas atrações que comandam os nossos destinos», descreve a Câmara de Loulé.

“Fiend” é uma performance na qual o intérprte interage com projeção de vídeo em tempo real. É inspirada na obra “L’après midi d’un faune”, de Nijinsky, «explorando questões relacionadas com a conexão, o modo como vemos e como somos vistos».

Este trabalho resulta de uma primeira colaboração entre Tim Casson e Tom Butterworth (técnico de imagem) e «utiliza a imagem em tempo real de uma forma inovadora, para revelar um mundo mágico no qual o performer é multiplicado. As suas ações são deslocadas no tempo e apresentadas em novos contextos. Fiend é um personagem muito humano, que procura conexões no seu mundo virtual».

O bilhete para esta sessão dupla custa 5 euros. O festival “Encontros do DeVIR” é organizado pelo DeVIR/CAPa, com o apoio do “365Algarve”.

Comentários

pub