Curta-metragem produzida por alunos da Universidade do Algarve vai ao Festival de Cannes

A curta-metragem algarvia “Trindade”, criada por alunos e ex-alunos da Universidade do Algarve (UAlg), vai ser apresentada no Short Film […]

A curta-metragem algarvia “Trindade”, criada por alunos e ex-alunos da Universidade do Algarve (UAlg), vai ser apresentada no Short Film Corner do Festival de Cannes, entre os dias 14 e 19 de Maio.

O Short Filme Corner «serve como uma montra, paralela ao festival, para que profissionais de todo o mundo partilhem experiências e talentos emergentes sejam descobertos».

Realizado por Diogo Simão e produzida pelo mesmo e por Adriano Ferreira e Mariana Ramos – «sem orçamento próprio e sem qualquer apoio financeiro durante a produção» -, este filme «conta a história de três vampiros que, sentados à lareira do Hotel Trindade, revelam segredos que podem alterar a História da Humanidade», segundo a UAlg, que apoiou a ida desta obra até Cannes através da sua Escola Superior de Educação e Comunicação (ESEC).

«Ter a nossa curta-metragem no Short Film Corner em Cannes é a validação do trabalho feito por uma equipa incrível. A oportunidade de partilhar esta história com os nossos pares a nível internacional é realmente algo que ambicionávamos: em primeira mão, para que não caia no esquecimento e segundo, porque estamos à procura de condições para expandir o que começámos para formato de longa-metragem», considerou Diogo Simão.

«Numa altura em que a Humanidade sofre para encontrar uma identidade própria, “Trindade” procura ser um espelho dessa mesma procura. Explorando temáticas como a religião, o abandono, escapismos, vícios e a falta de iniciativa, este é, em primeiro lugar, um estudo profundo sobre as três personagens principais e da maneira como escolhem aproveitar o seu “dom”. O fascínio que o sobrenatural, nomeadamente a ideia de imortalidade, sempre exerceu sobre mim acabou por se revelar como o ponto de partida ideal para que eu e o público possamos explorar questões que, de outra maneira, teriam respostas limitadas», acrescentou.

O filme é protagonizado pelos atores Pedro Monteiro, Tânia Silva e André Canário. Já esteve em competição no festival Ymotion, em Vila Nova de Famalicão, e venceu um prémio na categoria de Realização no 12 Months Film Festival, na Roménia.

Comentários

pub