Concurso volta a eleger o melhor vinho do Algarve

O XI Concurso de Vinhos do Algarve realiza-se no dia 7 de Maio, no Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves.  Em […]

Crédito: Depositphotos

O XI Concurso de Vinhos do Algarve realiza-se no dia 7 de Maio, no Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves. 

Em paralelo, no mesmo dia, a Comissão Vitivinícola do Algarve (CVA) promove a segunda edição do Simpósio Vitivinícola do Algarve, debatendo vários assuntos relevantes para o setor e agentes económicos da região.

Dando continuidade ao sucesso da anterior edição, este ano o Simpósio Vitivinícola decorre em Silves, no auditório da Biblioteca Municipal, a partir das 9h00, do dia 7 de Maio.

A abertura dos temas em debate está a cargo do presidente do IVV (Instituto da Vinha e do Vinho) Frederico Falcão, que irá abordar o mercado nacional, destacando a evolução positiva do setor, com destaque para o Algarve, a região que mais cresceu em percentagem de produção na campanha passada.

O Enoturismo é o painel que encerra a manhã, decorrendo da parte da tarde um painel sobre os produtores algarvios, dedicado à promoção e comercialização dos vinhos, com intervenções diversas desde o setor da distribuição, ao marketing digital, e à atividade das confrarias.

A CVA irá ainda fazer um balanço do projeto “Algarve Wines & Spirits” e dos estudos sobre a região que se encontra a efetuar, com base na candidatura que tem a decorrer com apoio do CRESC Algarve 2020 para a sua execução.

Em paralelo, decorre no Teatro Gregório Mascarenhas em Silves, o XI Concurso de Vinhos do Algarve, organizado pela CVA e com a coordenação técnica dos Escanções de Portugal, no qual o júri irá eleger, além do Melhor Vinho do Algarve de 2018 – com a Grande Medalha de Ouro, os que poderão ostentar o título de Medalha de Ouro, Prata e Bronze nos seus rótulos e comunicação.

Na edição anterior, além da Grande Medalha de Ouro, foram seis os vinhos que obtiveram a Medalha de Ouro e 20 a de Prata. Na edição anterior o júri não atribuiu Medalha de Bronze, devido à alta qualidade dos produtos apresentados, que obtiveram médias superiores a 84 pontos.

A entrega dos prémios do Concurso será efetuada no encerramento dos trabalhos do Simpósio a efetuar pelo Miguel Freitas, secretário de Estado das Florestas e Desenvolvimento Rural.

A entrada no Simpósio é livre, sujeita apenas à inscrição prévia que pode ser efetuada aqui. 

Comentários

pub