Chuva e sol marcam primeiro dia da Baja Loulé [fotogaleria]

A Baja de Loulé 2018 foi para a estrada no sábado de manhã com os concorrentes a disputarem delineado na […]

SS1 Cova da Muda – Foto: Rui Sousa Santos | Sul Informação

A Baja de Loulé 2018 foi para a estrada no sábado de manhã com os concorrentes a disputarem delineado na zona do Vale Judeu sob o signo da chuva. Mas as condições atmosféricas não impediram as boas prestações de João Ramos (automóveis), António Maio (motos), Pedro Carvalho/André Guerreiro (SSV) e Wilson Galo (quads).

Nota para os problemas de intercomunicadores de Pedro Ferreira/Hugo Magalhães, que acabaram por fazer com que a Ford Ranger da South Racing não fizesse melhor que o nono lugar.

Ao início da tarde, os concorrentes partiram para disputar o primeiro seletivo. Nas motos, António Maio mostrou que quer revalidar o triunfo do ano passado, ao ser o mais rápido, seguido de um surpreendente Martim Ventura, na Yamaha da categoria TT1, e de Salvador Vargas, primeiros da TT3, depois de ter “roubado” esse posto a Mário Patrão, ambos em KTM.

Nos quads, Arnaldo Martins (Suzuki) também quer revalidar os louros algarvios, com quase dois minutos de vantagem sobre Fernando Cardoso (Yamaha) com o terceiro a ser Filipe Silva (Suzuki).

Na classe hobby, destinada a motards com pouca experiência competitiva nos últimos anos, o louletano Renato Palma (KTM) foi o mais rápido, seguido do monchiquense Márcio Encarnação (Yamaha) e Anthony Nicholls (KTM).

Nos pequenos e irrequietos SSV, a luta está ao rubro, com os seis primeiros a caberem no mesmo minuto e com a curiosidade do top-8 conter somente Can-Am.

Marco e João Silva lideram com 12 segundos de vantagem sobre Henrique Nogueira/Hugo Silva e o regressado Lourenço Rosa, na companhia de Joaquim Dias, que regressa esta época depois de muitos anos afastado das lides do todo-o-terreno.

A prova foi liderada por Ricardo Carvalho, mas o piloto do Yamaha foi vítima de uma penalização de dois minutos por atraso na chegada a um controlo horário, estando agora na nona posição. Em décimo quinto, seguem Mário Franco/Luís Engeitado (Yamaha), que lideram entre os T2.

Nos automóveis, João Ramos/Victor Jesus (Toyota) mantiveram a toada dominadora da manhã, tendo mais de um minuto e meio de vantagem sobre carro idêntico de Alejandro Martins/José Marques e 1.53 minutos de vantagem sobre Hélder Oliveira/Pedro Pires de Lima (Mini).

Seguem-se ainda Pedro Ferreira/Hugo Magalhães (Ford) e Pedro Dias da Silva/José Janela, os mais rápidos entre os concorrentes do Desafio Mazda. Entre as viaturas mais próximas de série, quem lidera é Rui Sousa/Carlos Silva na Isuzu D-Max da Prolama. Mário Duarte/José Motaco (Toyota), os melhores entre os T8.

Uma nota final para os concorrentes da Taça de Portugal de TT, que teve Simão Comenda/Luís Coito (Nissan) a ser o mais lesto.

Este domingo, a serra do Caldeirão recebe um segundo Setor Seletivo com 76,28 Km para as motos e SSV e 81,6 Km para os automóveis. Esta última distância será percorrida por motos e quadriciclos no seu terceiro SS, enquanto os automóveis partirão para um percurso com 142,15 Km de distância, passando por zonas icónicas como a Cortelha, Santa Cruz ou Corte Figueira.

Os concorrentes que sobreviverem às agruras do percurso verão a sua consagração no Jardim das Comunidades, em Almancil, pelas 16h00.

A Baja de Loulé 2018 é uma organização do Clube Automóvel do Algarve, sob a égide da Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting e da Federação de Motociclismo de Portugal, contando com o alto patrocínio do município de Loulé e da Junta de Freguesia de Almancil e ainda com o apoio dos municípios de S. Brás de Alportel, Tavira, Alcoutim, e Almodôvar, Algarpneus, Solverde Casinos e Hotéis, Acrimolde e COPS.

Pode consultar mais informação relativa à prova através do website do Clube Automóvel do Algarve, e acompanhar o seu desenrolar nas redes sociais:  www.facebook.com/CAAlgarve ou https://twitter.com/CAAlgarve

 

Fotos: Rui Sousa Santos | Sul Informação

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