Cantautores e grupos corais lançam celebrações do 25 de Abril em Odemira

Um concerto de homenagem aos grandes artistas de intervenção e um encontro de grupos corais vão dar o pontapé de […]

Um concerto de homenagem aos grandes artistas de intervenção e um encontro de grupos corais vão dar o pontapé de saída para as comemorações do 25 de Abril em Odemira, já este fim-de-semana.

Esta sexta-feira, às 21h30, o Cineteatro Camacho Costa acolhe o espetáculo “Os Cantautores”, de entrada livre, onde será dada a conhecer «parte da obra menos conhecida de José Afonso, Sérgio Godinho, Fausto e José Mário Branco».

Em palco estarão Miguel Calhaz (voz e contrabaixo) e Luís Fernandes (voz, braguesa, acordeão, flauta) são acompanhados em palco por Marco Figueiredo (piano), Rodrigo Neves (saxofones) e Rui Lúcio (bateria).

«A genialidade da música de intervenção, cuja atualidade não se perdeu, não deixou de despertar intenso fascínio no público português. Trata-se de música marcante na história das últimas décadas do país, um Portugal cantado nos discos e na obra destes quatro cantautores», enquadrou a Câmara de Odemira.

No sábado, 21 de Abril, às 15h00, a música é outra, neste caso o cante alentejano, e os intérpretes são os grupos corais de Odemira, de São Luís, de Vila Nova de Milfontes, Cantadores do Desassossego (Beja) e o Grupo Coral Etnográfico “Vozes de Almodôvar”, que foram convidados pela autarquia odemirense para atuar no Cineteatro Camacho Costa.

«Porque o cante alentejano foi durante muitos anos uma forma de intervenção e liberdade, numa expressão bastante enraizada e justamente reconhecida como Património Cultural da Humanidade, Odemira presta assim homenagem a esta tão nobre tradição, juntando em palco três grupos locais e dois grupos convidados de Beja e Almodôvar», concluiu a Câmara odemirense.

O espetáculo de sábado também tem entrada livre.

Comentários

pub