Beta Talk de Abril mostra empreendedorismo que está a revitalizar os centros das cidades

A Beta Talk vai entrar no espírito da IV Semana da Reabilitação Urbana, que está a decorrer em Portimão, e […]

Da esquerda para a direita: Michael Caixinha, Diogo Perry e Nuno Almeida Fernandes

A Beta Talk vai entrar no espírito da IV Semana da Reabilitação Urbana, que está a decorrer em Portimão, e vai lançar um olhar empreendedor sobre a revitalização dos centros antigos das cidades, na sua edição de Abril, que decorre na segunda-feira, dia 16, às 19h00, no Café Concerto do Teatro Municipal de Portimão.

Para isso, a Câmara portimonense, organizadora da Beta Talk a nível local, convidou Nuno Almeida Fernandes e Diogo Perry, co-fundadores do hostel Casa d’Alagoa e Hostellicious e Michael Caixinha, co-fundador e atual proprietário da Casa da Tocha, para «uma conversa inspiradora» sobre novas ideias de negócio e apostas ganhas que realizaram nos centros históricos de Faro e Portimão.

Nuno Almeida Fernandes e Diogo Perry são amigos desde da faculdade, onde se licenciaram em Gestão de Empresas. Deixaram Lisboa e rumaram a sul para, em conjunto, com mais um sócio, abrirem aquele que seria o primeiro hostel da cidade de Faro, o Casa d’Alagoa, em Agosto de 2011.

«Um edifício com mais de 200 anos, localizado no coração da cidade, em avançado estado de degradação, ganhou uma segunda vida, viu ser recuperado o seu nome original, mantida a sua traça original e o ano passado foi considerado o nono melhor do Mundo pelos prémios ‘Hostel of the Year’», segundo a Câmara de Portimão.

A aposta na cidade de Faro seria reforçada em 2017, quando os dois resolveram abrir, aquele que será o maior hostel do Algarve com 150 camas – o Hostellicious.

Nuno Almeida, para além da licenciatura, é pós-graduado em Marketing e Negócios Internacionais pelo INDEG-ISCTE. Começou a trabalhar no Jornal de Negócios, passou pela Tempus Internacional, SIC, TNS Euroteste e foi Diretor de Marketing e Vendas na Check-House antes de se mudar para o Algarve e, em 2009, começar a procurar oportunidades no mercado turístico local.

Diogo Perry enveredou por uma carreira internacional desde cedo, passando pela Suíça, Alemanha, Áustria e Espanha. Especializou-se na área da grande distribuição e posicionamento da marca em locais de compra por impulso. Foi responsável nacional de operações, na grande distribuição da Refrige Coca-Cola.

Investiu e foi fundador do Hostel Alfama Patio em Lisboa, nos momentos iniciais da proliferação dos Hostels em Portugal, em 2007.

Michael Caixinha é um algarvio nascido em Colónia, na Alemanha. Aos 8 anos vem para Portimão, terra dos seus avós onde vive a sua juventude até ir para a Universidade, em Lisboa, onde frequenta o curso de Direito na Universidade Autónoma.

Permanece na capital durante sete anos, não só a estudar como também a trabalhar- foi responsável pela compra de música alternativa, jazz e eletrônica na Valentim de Carvalho e colaborador do Reader’s Digest, entre outras incursões profissionais.

De volta a Portimão, em 2002, faz parte da criação do bar “Marginália”, um espaço alternativo de entretenimento noturno na zona antiga da cidade. Paralelamente, começa a dedicar-se à exploração de empreendimentos turísticos, um negócio familiar que hoje ganha uma nova escala com o projeto Algarve Connected, um site que apresenta várias ofertas de alojamento local e atividades turísticas complementares existentes na região.

«Em 2013, com a sua visão e espírito empreendedor e, em parceria com um amigo, lança um novo olhar sob o centro histórico da cidade e dá vida à Casa da Tocha. Um edifício devoluto há mais de 20 anos, que depois de 2 anos de obras de remodelação e sem esquecer as suas origens, faz nascer algo novo em Portimão, abrindo as suas portas como Hostel, Taberna e Loja», segundo a Câmara de Portimão.

Um espaço de pernoita, que serve «refeições, petiscos e acima de tudo momentos especiais. Porque acredita na importância e no potencial da revitalização dos centros das cidades, tem na calha mais um projeto para Portimão que passa pela abertura de um inovador espaço de restauração “crudívoro”».

Mais do que um evento com data e hora marcada (sempre a 16 de cada mês, ao final da tarde), a Beta Talk de Portimão tornou-se desde Julho de 2012 «num ponto de encontro para gente empreendedora e um movimento inspirador, promovendo no ambiente informal e descontraído do Café Concerto do TEMPO – Teatro Municipal de Portimão os contactos e a partilha de experiências».

A entrada, como é habitual na Beta Talk Portimão é livre mas sujeita a inscrição prévia, que deve ser feita online. O wine-break é por conta de quem comparece na sessão, pelo que os participantes são convidados a trazer vinho (ou sumo) e snacks para partilhar.

A Beta Talk é uma iniciativa promovida pela Beta-i – Associação para a Promoção do Empreendedorismo e da Inovação e tem organização local a cargo da Câmara Municipal de Portimão, contando com a parceria media do jornal Sul Informação e a colaboração da Escola Secundária Poeta António Aleixo, ao nível do Curso de Multimédia, que assegura a cobertura fotográfica.

São, igualmente, parceiros, a Universidade do Algarve, através do CRIA – Centro Regional de Inovação do Algarve/Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia, a ANJE – Associação Nacional de Jovens Empresários, o NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, a rádio universitária RUA FM, a APGICO – Associação Portuguesa de Criatividade e Inovação, o GAIM – Gabinete Académico de Investigação e Marketing e da Inesting, bem como a página Algarve Emprego, em termos da divulgação.

Comentários

pub