Albufeira promoveu-se em Paris e participou em homenagem de autarcas franceses a Carlos Silva e Sousa

A Câmara de Albufeira esteve presente no Salon Mondial du Tourisme, em Paris, de 15 a 18 de Março, para […]

A Câmara de Albufeira esteve presente no Salon Mondial du Tourisme, em Paris, de 15 a 18 de Março, para fazer uma ação promocional direta junto de um mercado que ocupa já a 5ª posição no que toca a passageiros transportados de e para o Aeroporto de Faro.

A autarquia albufeirense aproveitou a sua ida à capital de França para participar no Congresso da Cívica, a associação de autarcas de origem portugueses naquele país, no dia 19 de Março, naquele que foi, segundo a Cãmara de Albufeira, «um congresso de emoções, com diversos testemunhos sobre Carlos Silva e Sousa, autarca de Albufeira que nos deixou recentemente».

Poucos dias após a morte do edil albufeirense, Paulo Marques, presidente da Cívica, falou com o Sul Informação e defendeu que Carlos Silva e Sousa foi autarca «visionário» ao estreitar relações com França.

O autarca francês de origem portuguesa fez questão de recordar que «desde há dois anos, que o presidente Carlos Silva e Sousa tinha uma intervenção muita ativa com os autarcas (franceses e portugueses) da Grande Paris e com estas 1.260 autarquias da região parisiense».

No dia 19 de Março, Paulo Marques «falou deste percurso que tem aproximado Albufeira desta associação, através de múltiplos contactos e ações e aproveitando as sinergias criadas com autarcas de descendência portuguesa que ali exercem funções», segundo a Câmara de Albufeira.

«Paulo Marques destacou as qualidades políticas e humanas de Carlos Silva e Sousa, recordando esta curta mas marcante relação. Outros participantes no Congresso fizeram questão de deixar uma palavra de solidariedade para com os familiares do autarca e toda a população de Albufeira em geral. Várias imagens de Carlos Silva e Sousa e um minuto de silêncio foram momentos vividos com muita emoção», acrescentou a autarquia.

Antes, o município de Albufeira tinha estado no Salon Mondial de Tourisme de Paris. «Foram promovidas vários encontros bilaterais, com destaque para a reunião tida com Hermano Sanchez Ruivo, Vereador na Câmara de Paris e Presidente da Activa, Associação também ligada a autarcas de origem lusa em França, que tem concretizado diversas ligações entre os dois países, tendo resultado na criação de uma agenda de trabalho para o futuro», segundo a Câmara de Albufeira.

A autarquia albufeirense frisou que o número de passageiros movimentados no Aeroporto de Faro, proveniente e com destino a França, cresceu «cerca de 40% no ano de 2017. Os franceses que representavam em 2013, pouco mais de 140 mil passageiros em 2013, fecharam o ano de 2017 com mais de 580 mil passageiros. Em termos de dormidas, o mercado francês ocupa a 6ª posição, logo após o Reino Unido, Portugal, Alemanha, Países Baixos e Irlanda».

Comentários

pub