Albufeira: Moinho do Cerro do Malpique abre portas no Dia Nacional dos Moinhos

O Moinho do Cerro do Malpique, em Albufeira, vai poder ser visitado no Dia Nacional dos Moinhos que se comemora, […]

O Moinho do Cerro do Malpique, em Albufeira, vai poder ser visitado no Dia Nacional dos Moinhos que se comemora, no próximo sábado, 7 de Abril. A Câmara Municipal está a organizar um programa de visitas guiadas gratuitas a este espaço, entre as 10h00 e as 16h00.

O Moinho do Cerro do Malpique foi inaugurado em Agosto de 2017, depois de «uma intervenção de reabilitação do edifício e do engenho, com o objetivo de restituir este importante elemento patrimonial à cidade, quer em termos estéticos e técnicos quer em termos funcionais», explica a Câmara de Albufeira.

O projeto de reabilitação do moinho e da envolvente exterior, que custou cerca de 144 mil euros, «recorreu a técnicas tradicionais e ainda à construção de raiz de um engenho, o que permitiu recuperar a sua função original: a moagem de cereais através da força motriz do vento».

O Moinho do Cerro do Malpique faz parte de um projeto mais alargado: o futuro “Cerro Cultural”, onde «irão coexistir o saber ancestral e as energias alternativas, num espaço que funcionará como centro educativo e polo de atração turística», acrescenta a autarquia.

As visitas estão condicionadas à capacidade do espaço e serão acompanhadas por técnicos do Museu Municipal de Arqueologia.

Mais informações podem ser obtidas através dos telefones 289 599 508 e 927 152 852 ou do email: [email protected].

Comentários

pub