AGECAL promove Conferência Internacional sobre Gestão Cultural para assinalar 10º aniversário

A Associação de Gestores Culturais do Algarve (AGECAL) promove, a 4 e 5 de Maio, em Tavira, uma Conferência Internacional […]

A Associação de Gestores Culturais do Algarve (AGECAL) promove, a 4 e 5 de Maio, em Tavira, uma Conferência Internacional sobre Gestão Cultural, para assinalar o seu 10º aniversário.

O programa desta conferência que vai decorrer na Biblioteca Municipal de Tavira não foi ainda revelado.

A AGECAL foi criada a 17 de Abril de 2008, em Tavira, quando 18 profissionais da cultura do Algarve, provenientes de Faro, São Brás de Alportel, Lagos, Tavira e Vila Real de Santo António, decidiram dar início a um trabalho conjunto que está agora prestes a completar uma década.

Segundo a AGECAL, «a decisão de criar a associação resultou da identificação da necessidade de qualificar o desenvolvimento regional, integrando nele a dimensão cultural quase ausente do discurso sobre a região e ajudar à reflexão e formação socioprofissional».

«O diagnóstico de “Faro 2005 – Capital Nacional da Cultura” pusera em evidência fragilidades da região, carenciada de pensamento estratégico, de planeamento, de infraestruturas funcionando em complementaridade, também se constatou a escassez de estruturas profissionais e sobretudo de oferta de formação universitária e socioprofissional».

Desde então, a AGECAL já promoveu cursos, conferências e outras iniciativas, como a Festa do Barrocal Algarvio, que decorreu em Maio passado na aldeia de Santo Estêvão.

Comentários

pub