2ª edição do 365Algarve entra no seu último mês com propostas irresistíveis

A 2ª edição do programa «365 Algarve» chega este mês de Maio ao fim, com espetáculos de teatro, música, artes […]

Clowns

A 2ª edição do programa «365 Algarve» chega este mês de Maio ao fim, com espetáculos de teatro, música, artes visuais, gastronomia, cinema e originais visitas ao património da região.

No teatro, o mês de começa com «Liberation», uma viagem aos anos traumáticos da guerra colonial pela Companhia Hotel Europa, que se apresenta no dia 4, às 21h30, no Cine-Teatro Louletano.

De 19 a 22 de Maio, às 20h00, na Antiga Serração de Monchique, o teatro e a gastronomia cruzam-se na peça «Cantina», uma experiência da Companhia Laika, a partir do icónico texto de Brecht “Santa Joana dos Matadouros”, que nos impele a levantar os braços e defender um ideal comum, a deixar a própria pele e descobrir afinidades com os outros.

Por último, inserido no projeto Lavrar o Mar, será exibido, entre os dias 31 de Maio e 1 de Junho, às 21h00, também na Antiga Serração de Monchique, o espetáculo «Clowns», no qual três artistas – Enano, Leo Lobo e Thorsten Grüjten (Tosta Mista) – refletem sobre o significado de ser Clown (palhaço).

Quanto à música, e integrado no 33º FIMA, será apresentado «o Pop e o Erudito», um concerto de sonoridades clássicas justapostas por sonoridades como o Rock ou o Jazz, que estará no Centro Cultural de Lagos no dia 4 , às 21h00, com o violoncelista Paulo Gaio Lima.

Já no Auditório Municipal de Albufeira, a 10 de Maio, às 21h00, será possível assistir a «Schubertíada», um concerto que pretende revisitar os saraus musicais vienenses onde Schubert reunia os amigos e dava a conhecer as suas mais recentes obras.

No dia seguinte, 11 de Maio, com a Orquestra Filarmonia das Beiras, será a vez de «Mendelssohn!», às 21h00, no Cineteatro Louletano, e com direção do maestro alemão Ernest Schelle.

Já no dia 12, o espetáculo «Underground Wine Melodies» pretende aliar a Música aos Vinhos – um dos pilares da projeção do nome de Portugal no estrangeiro. Este evento tem início às 20h00 no Hotel Conrad Algarve, na Quinta do Lago.

O programa Jazz nas Adegas apresenta o projeto «P.L.I.N.T.», que resulta da junção de três músicos com diferentes experiências de migração, o pianista Pablo Lapidusas (Argentina, Brasil), o baterista Marcelo Araújo (Brasil, Portugal) e o baixista Leo Espinosa (Cuba, Espanha). A performance tem a sua exibição marcada para o dia 12, às 21h00, na Quinta do Barranco Longo, Algoz.

O 33º FIMA continua, no dia 18, com a «História do Soldado», contando com a narração de Diogo Infante e a direção do maestro Rui Pinheiro. Este casamento entre a narração e a música terá lugar às 21h00, no Grande Auditório de Gambelas, em Faro.

As viagens sempre constituíram uma fonte de inspiração para os artistas e «Recordações de Viagens» é um exemplo disso, com exibição no dia 19 de Maio, às 21h00, no Teatro Mascarenhas Gregório, em Silves.

Este é um projeto que viaja por obras como «Cenas da Montanha» do português Viana da Mota, «Noite nas estradas de Madrid» do italiano Bocherinni e «Souvenir de Florence» do russo Tchaikovsky.

A 24 de Maio, às 21h00, no Teatro Municipal de Faro, sobe ao palco a suite orquestral «As Mil e Uma Noites», uma das mais fantásticas obras do repertório orquestral – Sheherazade, que conta a história da Sultana com o mesmo nome, que salvou a sua vida graças às histórias com que foi entretendo o seu marido, o Sultão Schariar. Este concerto terá como solista o italiano Francesca Dego.

No dia 19, às 21h30, no TEMPO – Teatro Municipal de Portimão, e integrado do Festival Entre Mares, Oum (cantora e compositora marroquina) apresenta Zarabi, o seu mais recente trabalho que resulta da fusão entre vários estilos musicais como o Jazz, Gnawa e Hassanya.

No Centro Cultural de Lagos, a Orquestra de Jazz do Algarve convida Silje Nergaard & Rick Margitza, no dia 25 de Maio às 21h30, num concerto único interpretado por duas referências do jazz mundial.

Já no dia 26, às 21h30, toca o Quinteto Flamenco Jazz Company, no qual se reúnem alguns dos melhores músicos espanhóis de jazz em torno de um projeto onde se mesclam as sonoridades do Jazz e do Flamenco.

Neste mesmo dia, às 19h30, no Monte Clérigo, interpretado pela Orchestra di Piazza Vittorio, toca o CREDO. Trata-se de mais um espetáculo integrado na programação do «Lavrar o Mar».

A atuação de Sarah Mackenzie, no Centro Cultural de Lagos, encerra as experiências musicais desta 2ª Edição do Programa «365 Algarve». Às 21h30, no dia 27 de Maio, a mais recente estrela de Jazz Mundial marca a sua estreia absoluta no Algarve, no encerramento do Algarve Jazz Gourmet Moments, em Lagos.

Mas o último mês do 365Algarve de 2018 também tem dança. Acompanhada com música ao vivo, «One Step Before The Fall», da Spitefire Company (República Checa) aborda um tipo de segregação, que tem tanto de silenciosa, quanto de violenta e de incontrolável. O espetáculo terá a sua exibição no Teatro das Figuras, a 5 de Maio, às 21h30.

Já em Portimão, no Teatro Municipal, será possível assistir à peça experimental «Kismet» (Turquia), que aborda a lei da causa e efeito, mas também o conjunto de eventos que criam possibilidades infinitas e abrem espaço para resultados inesperados, frequentemente denominados como Karma, destino, fado ou Kismet (crenças orientais).

A 18 de Maio, no CAPa – Centro de Artes Performativas do Algarve, em Faro, e a 19 de Maio no Centro Cultural de Lagos, «Cie Sun of Shade» (França), Vincent Mantsóe (África do Sul/França) e Roni Chadash (Israel) apresentam, às 21h30, em quatro momentos distintos “Slave”, “Gula Bird”, “Ani-Ma”, “Goofy”.

Os espetáculos de dança continuam com a exibição de «Sem Retorno», da Companhia Dancenema, no dia 23, às 21h30, no Teatro Municipal de Portimão, mais uma vez no âmbito do Festival Entre Mares. Esta atuação, submersa num clima de grande tensão política e agitação social, é uma reflexão sobre o estado de espírito, personalidade e introspeção.

A 25 de Maio, às 21h30, no Cine-Teatro Louletano, Marco da Silva Ferreira mostra a sua criação «Brother», onde sete intérpretes estabelecem uma relação de complementaridade, através do mimetismo constante gerador de movimento, comportamentos e padrões.

O último momento de dança deste mês é «Dois Séculos», de Quorum Ballet, a 26 de Maio, às 21h30, no Teatro Municipal de Portimão, onde será possível conhecer um pouco da vida de Manuel Teixeira Gomes, através das linguagens da dança, do teatro, da poesia, da música e das artes plásticas e técnicas multimédia.

Mas o programa «365 Algarve» não descura também o novo circo, que marcou alguns dos mais bonitos momentos desta segunda edição, e nos dias 4 e 5 de Maio, também integrado no Festival Entre Mares, será apresentado «Halka», pelo Groupe Acrobatique de Tanger (Marrocos).

Este grupo de 14 acrobatas e músicos, ergue uma acrobacia dinâmica ao ritmo de tambores, tar, banjo e ribab, misturando poesia, humor e melancolia, num espetáculo que presta homenagem à arte ancestral marroquina da acrobacia.

As artes visuais também têm estado muito presentes. Até 5 de Maio, de terça-feira a sábado, das 13h00 às 19h30, pode visitar-se, no Foyer do Teatro das Figuras em Faro, a exposição «Refúgio da Segregação».

Integrada na 4ª edição do festival “Encontros do DeVIR”, Elisabete Maisão mostra, de forma fotográfica, as dificuldades enfrentadas por aqueles que se veem forçados a distanciar-se das suas raízes, e que, apesar das circunstâncias, não faltam histórias positivas de partilha.

A artista tem ainda outra exposição, até 19 de Maio, na Galeria Praça do Mar em Quarteira, onde apresenta «Paris, Hoje», uma exposição que resulta da recolha de imagens que denunciam o modo como vivem hoje os refugiados da Síria, da Eritreia, do Afeganistão, do Paquistão e de outros países.

Na gastronomia, o destaque vai para o CataPlay, que continua durante o mês de Maio. A peça, que mostra como as tradições herdadas das várias civilizações que viveram no Algarve passam de geração em geração, faz da experiência culinária um verdadeiro espetáculo numa sessão de 60 minutos, no dia 13 de Maio, às 18h00, na Tertúlia Algarvia.

De 25 a 27 de Maio, no Centro Multiusos do Azinhal, em Castro Marim, decorre o Festival Terra de Maio, que mostra os mais genuínos sabores algarvios, a par de uma enorme diversidade de artesanato local, exposições e muita animação.

Quanto ao cinema, o 365Algarve também vai ter um fecho de arromba. O projeto Vídeo Lucem encerra com mais um cine-concerto muito especial: à exibição do filme «Os Faroleiros», de Maurice Mariaud (Portugal, 1922), vai juntar-se a música ao vivo dos Dead Combo, com as Moçoilas na abertura.

Esta despedida do Vídeo Lucem será no Farol de Vila Real de Santo António, no que se espera vir a ser um momento muito especial, de despedida deste projeto e desta segunda edição do 365 Algarve.

O património está igualmente presente, com a continuidade do Ecofest. Com o apoio da Câmara Municipal de Olhão e do PNRF – Parque Natural da Ria Formosa, pretende-se fortalecer a ligação entre a animação musical e o contacto com o património natural e cultural, onde as pessoas possam aprender, conhecer, apreciar e até contribuir para a sua preservação e valorização. O evento decorre de 4 a 6 de Maio, das 10h00 às 23h00, no Parque Natural da Ria Formosa, em Marim.

Integrado no programa «Momentos Fantásticos com Património», o projeto etnográfico «Compromisso Marítimo» conta com mais uma sessão no dia 19 de Maio, no Chão Queimado – Estátua de São Gonçalo de Lagos, e propõe uma viagem guiada através da etnografia, da história, da gastronomia e das manifestações culturais e artísticas da cidade de Lagos.

No Monte dos Amantes, em Vila do Bispo, no dia 26, às 15h00, decorrerão os exercícios teatrais «Sítios com História», momentos em que um Viajante procura desvendar os segredos das pedras megalíticas, convidando o público a participar na assembleia que debate a sua interpretação.

Já a visita ao passado histórico da cidade de Faro não poderia faltar e o «Faro Desvendado» fechará com chave de ouro e mais duas apresentações nos dias 25 e 30 de Maio, às 18h30, mostrando como é possível “viajar” às origens e à diversidade cultural que esteve na base da formação da cidade de Faro e do Algarve.

 

A programação completa para o mês de Maio pode ser consultada aqui.

 

 

Comentários

pub