Tornado desajolou duas famílias e arrasou acampamento cigano em Faro

O tornado que passou esta tarde em Faro, bem como noutros concelhos do Sotavento Algarvio, deixou duas famílias desalojadas na […]

Montenegro – Foto: Steven Sousa Piedade

O tornado que passou esta tarde em Faro, bem como noutros concelhos do Sotavento Algarvio, deixou duas famílias desalojadas na freguesia do Montenegro e cerca de uma centena de membros da comunidade cigana sem possibilidade de regressar ao seu acampamento, na zona do Cerro do Bruxo, à saída de Faro para São Brás de Alportel.

Estas são as situações mais preocupantes que resultaram do fenómeno extremo de vento, que deixou um rasto de destruição à sua passagem e «causou muitos estragos, em viaturas, estabelecimentos e no próprio Fórum Algarve, mas felizmente, sem causar vítimas», segundo revelou aos jornalistas o presidente da Câmara de Faro Rogério Bacalhau, num briefing realizado este domingo ao início da noite.

Segundo o edil farense, uma das famílias que ficou desalojada na freguesia do Montenegro «já foi realojada na Estalagem da Praia de Faro», enquanto a outra «foi para casa de um filho». Ficaram, em ambos os casos, «com as habitações destelhadas».

Já a situação dos cerca de cem membros da comunidade cigana estava ainda por resolver de forma definitiva, apesar «de as pessoas já estarem abrigadas». «Vamos ter de os levar para outro sítio, temos várias alternativas. Vamos tratar disso agora, em consonância com eles», disse.

Rogério Bacalhau confirmou que o tornado «entrou pela Praia de Faro e passou por vários pontos do concelho, seguindo para Olhão e  por aí fora». «Fez muitos estragos, principalmente em termos do derrube de árvores, que caíram para a via pública, o que levou a que se tenha tido de fechar algumas estradas. Também houve estragos em postes de iluminação pública  e está a haver dificuldade em repor a iluminação em algumas zonas», reforçou.

Além de ter varrido Faro, o fenómeno também deixou destruição à sua passagem por Moncarapacho, no concelho de Olhão, seguindo na direção do Sotavento.

Em Cacela Velha, no concelho de Vila Real de santo António, o vento forte virou uma autocaravana, causando ferimentos num dos seus ocupantes.

 

Veja as imagens da destruição deixada pelo tornado:

 

Comentários

pub