Susana Travassos e Júlio Resende são os algarvios que hoje disputam final do Festival da Canção

A cantora Susana Travassos e o compositor Júlio Resende são os dois algarvios que este domingo à noite disputam a […]

A cantora Susana Travassos e o compositor Júlio Resende são os dois algarvios que este domingo à noite disputam a final do Festival da Canção, que terá lugar no Multiusos de Guimarães e de onde sairá o 50º representante de Portugal no Festival da Eurovisão.

Susana Travassos vai interpretar a canção «Mensageira», composta por Aline Frazão, que será a segunda a ser apresentada esta noite, enquanto Júlio Resende é o compositor de «Para sorrir eu não preciso de nada», que será cantada por Catarina Miranda.

Susana Travassos protagonizou, esta semana, a grande reviravolta desta edição do Festival da Canção. Tendo ficado em 8º lugar na segunda Semifinal, disputada no domingo passado, e portanto fora da final, acabou por ser chamada de novo pela RTP, depois do também algarvio Diogo Piçarra ter desistido, após a polémica do alegado plágio da canção que interpretou e da qual era o compositor.

Na altura, o jornal «Blitz» tinha considerado o afastamento de Susana Travassos como «a maior injustiça da noite». «”Mensageira” foi escrita por Aline Frazão para a voz de Susana Travassos. Um “canção de despedida” com pés e cabeça e uma interpretação imaculada, com sabor a Brasil e tango. Muito bonita. Foi, quanto a nós, a maior injustiça da noite: merecia ser finalista, mas os zero pontos do público não chegaram para compensar os oito do júri», escreveu o jornal especializado em música.

Mas, com a desistência de Diogo Piçarra, que, na segunda semifinal de domingo passado tinha sido o preferido do júri e do público, Susana Travassos acabou agora por ser chamada de novo e ganha uma segunda oportunidade.

Em declarações ao Sul Informação, na noite de 27 de Fevereiro, quando foi conhecida a desistência de Diogo Piçarra, Susana Travassos comentou: «não entrei com muitas expectativas no Festival da Canção, foi pela canção em si e pela Aline. Mas agora tenho esta nova oportunidade e, apesar de ter tido pouco tempo para decidir, tinha de aceitar, para depois não ficar a pensar “e se…”».

Além do júri que esta noite estará no Multiusos de Guimarães, para o Festival da Canção, também o público pode votar na sua canção preferida. E esta votação já começou.

Assim, quem quiser votar em Susana Travassos/Aline Frazão, deve ligar para o número 760100802. Quem quiser votar em Catarina Miranda/Júlio Resende, deve ligar 760100305. Cada pessoa pode ligar as vezes que quiser.

 

 

Oiça e veja aqui a canção «Mensageira», de Susana Travassos, composta por Aline Frazão:

 

 

Oiça e veja aqui «Para sorrir eu não preciso de nada», cantada por Catarina Miranda e composta por Júlio Resende:

 

 

 

Como se processa a votação da final do Festival da Canção:

Depois de duas semifinais em que conhecemos o voto do júri residente, na Final a votação processar-se-á de forma diferente, contando novamente com a participação do público e, desta vez, concedendo-lhe ainda maior relevância.

A votação será, desta vez, feita por televoto e através do voto de um júri regional, numa ponderação de 50/50.

Considerou-se 7 regiões administrativas: Norte; Centro; Lisboa e Vale do Tejo; Alentejo; Algarve; Açores e Madeira.

Em representação de cada região, a RTP convidou 3 elementos oriundos daquela região que votarão individualmente.

Destes 3 elementos, só um será porta-voz e entrará em direto durante a emissão da Final do Festival da Canção;

O Porta-voz transmitirá a votação daquela região que resulta da soma dos votos dos 3 elementos. Esta soma será convertida para o já habitual sistema de pontuação em vigor no Festival Eurovisão da Canção desde 1975:
– 1º lugar – 12 pontos
– 2º lugar – 10 pontos
– 3º lugar – 8 pontos
– 4º lugar – 7 pontos
– 5º lugar – 6 pontos
– 6º lugar – 5 pontos
– 7º lugar – 4 pontos
– 8º lugar – 3 pontos
– 9º lugar – 2 pontos
– 10º lugar – 1 ponto

O resultado da votação do televoto, cujas linhas já estão abertas, será encontrado através da conversão das chamadas em pontos, ou seja, a canção que tiver maior número de chamadas receberá 12 pontos, a que tiver o segundo maior número de chamadas recebe 10 pontos, a que tiver o terceiro maior número de chamadas recebe 8 pontos. A partir da quarta canção mais votada e até à décima, receberão, respetivamente e por esta ordem, 7, 6, 5, 4, 3, 2 e 1 pontos.

O resultado da votação na Final será então o resultado da soma destas duas votações: televoto e júri regional.

Vencerá a canção com maior número de pontos nesta soma. Em caso de empate no 1º lugar, vencerá a canção que tiver obtido maior número de chamadas no televoto.

 

Quem quiser votar em Susana Travassos/Aline Frazão, deve ligar para o número 760100802.
Quem quiser votar em Catarina Miranda/Júlio Resende, deve ligar 760100305.

 

 

Comentários

pub