São Brás vai celebrar a Páscoa com gritos de aleluia e Tochas Floridas [com vídeo]

A Festa da Aleluia, também conhecida como das Tochas Floridas, vai sair às ruas de São Brás de Alportel no […]

A Festa da Aleluia, também conhecida como das Tochas Floridas, vai sair às ruas de São Brás de Alportel no domingo de Páscoa. Esta é uma manifestação religiosa única no país, cujas origens remontam ao século XVI, e um evento que atrai cada vez mais gente a esta localidade.

Como manda a tradição, no dia de Páscoa as ruas da vila são engalanadas com tapetes de flores, no percurso por onde passa a procissão, momento alto da celebração. No cortejo, os homens empunham as tochas floridas, ornamentos criados com flores da época, ao mesmo tempo que gritam a ladainha “Ressuscitou como disse! Aleluia, aleluia, aleluia”.

No domingo, as ruas serão abertas às 9h30, seguindo-se, às 10h00, a eucaristia da Ressureição. A procissão da Aleluia está marcada para as 11h00. Às 13h00, há nova eucaristia.

A partir das 15h30, o largo da Igreja Matriz de São Brás de Alportel é o palco de uma tarde cultural, com diversas iniciativas.

No campo da animação, destaque para o espetáculo que será protagonizado por Romana, mas também para as atuações do Rancho Típico Sambrasense e da banda “Harmonie des Mineurs”, de Roche La Moliére, França, que estará nesta vila nos próximos dias, no âmbito de um intercâmbio com a Banda Filarmónica de São Brás de Alportel.

A formação musical francesa, com 29 elementos, também acompanhará a procissão.

A tarde cultural conta, ainda, com concursos, nomeadamente os de tochas floridas e jogos florais, e com um Encontro de Sabores e Artesanato.

Comentários

pub