Quedas de árvores e inundações da via são o resultado da chuva e vento no Algarve

Queda de árvores, inundações na via pública e alguns danos na rede elétrica são o resultado de uma noite e […]

Queda de árvores, inundações na via pública e alguns danos na rede elétrica são o resultado de uma noite e madrugada no Algarve marcada pela chuva, vento e trovoada.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) disse ao Sul Informação que, apesar de tudo, «não houve nada de significativo» na região algarvia, tendo-se registado apenas «cinco ocorrências».

Assim, há o registo da queda de uma árvore à 1h59, em Vale da Rosa, Salir (interior do concelho de Loulé), e de outra árvore caída, pelas 5h10, em Cabanas de Tavira. Em Lagos, foi afetada a rede de fornecimento de eletricidade, uma ocorrência registada às 4h34.

Apesar de haver dezenas de pequenas inundações em todo o distrito, registadas pelo CDOS há apenas duas: uma em Olhão, às 2h47, uma inundação de estruturas ou superfícies causada pela precipitação intensa, e outra na estrada da Galvana para Torre Natal, no concelho de Faro, onde, pelas 6h30, estava a ser limpa a via.

Mais grave foi ontem, pelas 17h00, o tornado que afetou Faro, em especial a zona da Doca e do Clube Naval, mas que acabou por deixar um rasto de destruição pela cidade fora, como o Sul Informação noticiou em primeira mão.

Para esta quinta-feira, dia 1, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) continua a prever «precipitação, por vezes forte e de granizo», bem como «condições favoráveis à ocorrência de trovoada» e ainda «vento e agitação marítima forte».

Apesar de tudo, para a tarde a chuva deverá amainar, no Algarve. Assim, segundo o IPMA, o céu estará «geralmente muito nublado, apresentando períodos com menos nebulosidade a partir da tarde, em especial na região Sul».

haverá ainda «aguaceiros, por vezes fortes e de granizo, diminuindo de frequência a partir da tarde», enquanto o vento será «moderado a forte (30 a 45 km/h) do quadrante sul, rodando para o quadrante oeste a partir da tarde, soprando temporariamente forte (40 a 50 km/h) com rajadas até 100 km/h nas regiões Centro e Sul em especial durante o início da tarde, sendo forte (40 a 55 km/h), com rajadas até 110 km/h, nas terras altas, tornando-se gradualmente moderado (15 a 30 km/h) a partir do fim da tarde».

Nas regiões Centro e Sul, prevê-se igualmente «pequena descida da temperatura mínima».

Comentários

pub