Procissão do Enterro do Senhor assinala Sexta-feira Santa em Faro e Portimão

A Procissão do Enterro do Senhor vai passar, na próxima sexta-feira, pelas ruas das cidades de Faro e de Portimão, […]

Foto: Samuel Mendonça/Folha do Domingo

A Procissão do Enterro do Senhor vai passar, na próxima sexta-feira, pelas ruas das cidades de Faro e de Portimão, a partir das 21h00.

A Câmara de Faro realça que esta é «uma das mais imponentes manifestações litúrgicas que decorrem no Algarve e das mais antigas e participadas tradições da sociedade farense», enquanto a Câmara de Portimão destaca este ritual como «um dos momentos altos da Semana Santa», por se tratar de «uma manifestação de grande religiosidade e carregada de simbolismo».

Em Faro, o cortejo, que é organizado pela Santa Casa da Misericórdia, com o apoio do Município, sairá da Praça D. Francisco Gomes, seguindo pela Rua 1.º de Maio, Rua Filipe Alistão, Largo de São Pedro, Rua Baptista Lopes, Rua Lethes, Rua Sacadura Cabral, Largo 25 de Abril, Rua Mouzinho de Albuquerque, Rua João de Deus, Largo dos Combatentes (junto ao Tribunal), Rua de Santo António, Rua D. Francisco Gomes, terminando na Igreja da Misericórdia, na Praça D. Francisco Gomes (junto ao Jardim Manuel Bivar).

A organização sugere e agradece aos moradores das habitações por onde passará o cortejo que coloquem colchas, colgaduras ou panejamentos nas janelas à passagem do mesmo.

Já na cidade de Portimão, o percurso tem início na Igreja do Colégio e percorrerá as ruas Mouzinho de Albuquerque, Direita, Diogo Tomé com regresso à Igreja Matriz.

As comemorações da Semana Santa vão passar por vários concelhos do Algarve, veja o programa completo aqui.

Comentários

pub