Presidente da República visita ciganos desalojados em Faro

Marcelo Rebelo de Sousa vai visitar este sábado, 10 de Março, as famílias ciganas, que ficaram desalojadas, após o tornado […]

Marcelo Rebelo de Sousa vai visitar este sábado, 10 de Março, as famílias ciganas, que ficaram desalojadas, após o tornado em Faro. A informação é adiantada pelo jornal Público, que cita fonte da Presidência da República. 

Segundo a mesma fonte, o Presidente da República «já tinha decidido fazê-lo há alguns dias, mas a agenda impediu a realização da visita mais cedo».

Contactada pelo Sul Informação, fonte da Câmara de Faro disse, contudo, que ainda não há «indicação» dessa visita. «Ainda não temos essa informação», referiu.

O tornado que, no passado domingo, deixou um rasto de destruição em Faro fez com que cerca de 130 pessoas, do acampamento cigano do Cerro do Bruxo, ficassem desalojadas. Agora, estas famílias estão a pernoitar no Pavilhão Municipal da Penha, mas exigem a ajuda da Câmara de Faro. 

Na passada terça-feira, seis associações de ciganos tomaram posição contra aquilo que consideram ser o «desprezo» com que aquela comunidade do Cerro do Bruxo está a ser encarada.

Num comunicado, revelado pelo jornal Público, as associações dizem estar indignadas «com a facilidade de alternativas propostas pelo município de Faro, que passam pela doação, mais uma vez, de madeira para reconstruir as barracas».

Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, num briefing realizado com os jornalistas já na passada segunda-feira, garantiu que «mal o tempo esteja com maior estabilidade», estas pessoas «vão voltar às suas casas».

Quanto a uma possível ajuda a estas pessoas, o edil explicou que, «se se justificar, podemos ajudar na reconstrução de algumas casas». Só que, alerta, «o município tem uma carência muito grande de habitação social».

Comentários

pub