Ourique dá a conhecer Rota do Porco Alentejano

A XII Feira do Porco Alentejano, que se realiza de 23 a 25 de Março, em Ourique, vai dar a […]

A XII Feira do Porco Alentejano, que se realiza de 23 a 25 de Março, em Ourique, vai dar a possibilidade de participar na Rota do Porco Alentejano.

Desta forma, «somamos ao debate das questões do Mundo rural, às tradições, aos produtos regionais, à gastronomia e da animação musical, a oportunidade dos visitantes contactarem com os territórios do processo de criação do porco alentejano, nas explorações de Montado», diz a Câmara de Ourique.

Assim, a autarquia, em parceria com a Associação de Criadores de Porco Alentejano (ACPA), vai promover visitas guiadas ao montado e às explorações agrícolas de porco alentejano, numa iniciativa que se designará, então, como Rota do Porco Alentejano.

O objetivo é dar «a conhecer aos visitantes o porco de raça alentejana, bem como o ecossistema que sustenta e torna tão única esta raça, o montado», diz a Câmara de Ourique.

As visitas decorrerão durante os dias da Feira do Porco Alentejano, com os participantes a serem acompanhados por um técnico da ACPA que explicará todas as fases da criação do porco alentejano e a importância do montado para esta fileira do Mundo Rural e para os ecossistemas da região.

O custo da visita será de 25 euros onde se inclui, além da visita com acompanhamento técnico, o transporte, um almoço na Feira do Porco Alentejano e uma lembrança de Ourique, Capital do Porco Alentejano.

As inscrições estão abertas até 20 de Março e podem ser efetuadas no Posto de Turismo de Ourique ou através do e-mail [email protected] .

Mais informações podem ser obtidas através do telefone 286 510 414 (Posto de Turismo de Ourique) ou www.cm-ourique.pt

Comentários

pub