Onze espanhóis com detetores de metais ilegais apanhados nas praias do Sotavento

Onze espanhóis com detetores de metais, a operar ilegalmente nos areais das praias Verde, de Altura e da Manta Rota, […]

Onze espanhóis com detetores de metais, a operar ilegalmente nos areais das praias Verde, de Altura e da Manta Rota, foram apanhados, ontem e hoje, dias 7 e 8 de Março, pelo Subdestacamento de Vila Real de Santo António da Unidade de Controlo Costeiro da GNR. Todos os detetores de metais foram apreendidos.

Nesta operação de vigilância da costa, que contou ainda com apoio do Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo (SIVICC), os militares identificaram os onze espanhóis «a operar com detetores de metais sem que possuíssem autorização» da Direção-Geral do Património Cultural.

Da ação, acrescenta a GNR em nota de imprensa, «resultou a apreensão dos detetores de metais, sendo elaborados 11 autos de contraordenação», cujo valor máximo das multas «pode chegar até 3 750 euros, para pessoas singulares, e 45 000 euros, para pessoas coletivas».

Por seu lado, «os detetores de metais apreendidos no âmbito das infrações têm um valor total aproximado de 12 mil euros», garante a GNR.

Depois de tempestades no mar, que impliquem o revolver das areias nas praias, é comum haver estes ataques de pessoas com detetores de metais. No entanto, a utilização destes aparelhos em Portugal só é permitida em casos excecionais e após autorização expressa da Direção-Geral do Património Cultural.

O sistema SIVICC é uma plataforma tecnológica, pertencente à GNR, composta por um conjunto de Postos de Observação, fixos e móveis, dotados de sensores de deteção e identificação instalados ao longo da linha de costa de Portugal Continental.

Comentários

pub