Mexilhoeira Grande e Figueira vão ficar ligadas por passeio pedonal

As localidades de Mexilhoeira Grande e da Figueira, no concelho de Portimão, vão passar a estar ligadas por um passeio […]

As localidades de Mexilhoeira Grande e da Figueira, no concelho de Portimão, vão passar a estar ligadas por um passeio pedonal, ao longo da Estrada da Fonte. A Câmara portimonense aprovou a construção desta infraestrutura, que irá custar mais de 280 mil euros e estará pronta três meses depois da sua adjudicação.

O passeio pedonal estender-se-á «entre o entroncamento da Estrada Fonte com a Rua Principal da Figueira e o cruzamento com a Rua de São Pedro, no lado da Mexilhoeira Grande», segundo a Câmara de Portimão, que diz estar a responder, com este projeto, a «uma velha e justa reivindicação» dos habitantes desta freguesia.

O traçado do caminhoa criar foi «muito condicionado pelas construções existentes», o que levou a que se optasse por «uma solução em que o passeio de cerca de 1,6 metros de largura será construído uma parte a norte da estrada e uma outra a sul, garantindo-se a execução de uma passadeira para permitir que o percurso pedonal possa sempre ser feito pelo passeio».

«Foi igualmente concebido o alargamento do pontão que atravessa a ribeira do Farelo e foram definidas três bolsas para permitir a paragem dos autocarros da carreira, fora da faixa de rodagem, contrariamente ao que acontece hoje», acrescentou a autarquia.

Além da criação do passeio em si, esta obra também irá implicar a instalação de uma «conduta de recolha das águas pluviais, que começa no cruzamento da Estrada Fonte, com a rua de São Pedro, e que terá que ligar à Ribeira do Farelo», tendo em conta que a nova infraestrutura vai ocupar uma área que agora funciona como linha de água.

O projeto também contempla a repavimentação da estrada.

Comentários

pub
pub