Loulé acolhe encontro final da rede europeia “Vital Cities”

O encontro final da rede europeia “Vital Cities”, que visa a promoção de estilos de vida ativos e saudáveis no […]

Créditos: Depositphotos

O encontro final da rede europeia “Vital Cities”, que visa a promoção de estilos de vida ativos e saudáveis no combate ao sedentarismo, realiza-se nos dias 19 e 20 de Março, em Loulé. 

Além dos parceiros de Burgas (Bulgária), Cracóvia (Polónia), Budapeste (Hungria), Birmingham (Inglaterra), Vestfold County (Noruega), Rieti (Itália), Usti Nad Labem (República Checa), Liepaja (Letónia) e Sibenik (Croácia), neste encontro estarão presentes representantes do URBACT, programa da União Europeia de aprendizagem e troca de experiências na promoção do desenvolvimento urbano sustentável, e que financia as “Vital Cities”.

Este projeto começou a desenvolver-se em Novembro de 2015, aquando de uma reunião, em Loulé, com o núcleo inicial de parceiros, encontrando-se agora na derradeira fase.

Por forma a combater a exclusão social, durante o período em que o projeto se tem desenvolvido as cidades têm levado a cabo projetos de requalificação dos espaços em áreas residenciais, «utilizando o poder e a linguagem comum do desporto por meio de ações urbanas inovadoras, equipamentos físicos diversos e prestação de serviços melhor organizados e pensados para responder às necessidades da comunidade», diz a Câmara de Loulé.

É o caso da requalificação da envolvente aos bairros da Abelheira e Amendoeira e intervenção nas Ruas Stuttgard e Coppingen, em Quarteira, bem como da requalificação da envolvente ao Estádio Municipal de Loulé.

Comentários

pub