Informáticos do Algarve vão passar 48 horas a programar na primeira “hackathon” a Sul do Tejo

Programadores informáticos, designers e outros profissionais ligados às áreas das tecnologias e inovação vão participar na maratona de programação “Shift […]

Programadores informáticos, designers e outros profissionais ligados às áreas das tecnologias e inovação vão participar na maratona de programação “Shift Faro”, que vai decorrer entre os dias 23 e 25 de Março no Campus da Penha da Universidade do Algarve, em Faro.

Esta será a primeira Hackathon – uma combinação das palavras inglesas hack, que significa programar rápido, e marathon – a ter lugar a Sul do Tejo e vai durar 48 horas.

«Nestes eventos os participantes têm a oportunidade de concorrer a prémios, conhecer outros profissionais da área, fazer networking e participar em projetos colaborativos com outros especialistas em Tecnologias de Informação, num ambiente específico de programação», segundo os organizadores do evento.

O objetivo é que sejam desenvolvidos «softwares, aplicações ou outros projetos livres e inovadores, que possam ser comercializados e colocados ao serviço da comunidade».

O programa do “Shift Faro” também inclui vários workshops e palestras técnicas, bem como uma mesa-redonda, marcada para 24 de Março às 16h45, onde se lançará «um debate, que se espera prolífico, em torno do atual estado da inovação no Algarve».

Esta última iniciativa servirá para refletir sobre «a necessidade de consolidação do ecossistema TI no Algarve através de eventos técnicos, onde se fomente a inovação e a transferência de conhecimento, bem como a implementação, sempre adiada, de projetos estruturais, como é o caso das Tech Hubs».

O evento é organizado por Aléxio Rodrigues e pela agência digital Dengun. A curadoria está a cargo da Geek Sessions – Faro (oradores) e da ETIC Algarve (no design e comunicação). Os apoios surgem da parte da Câmara Municipal de Faro, da UAlg, do CRIA e do Algarve STP (Parque de Ciência e Tecnologia do Algarve), e de várias empresas da região, como a Turbine Kreuzberg, Evodeck, Timing, Yourdata, VerArte, BeCorporate e Gymnasium.

Comentários

pub