ICIA assinala Dia Mundial da Poesia com leitura de poemas em voz alta

O Dia Mundial da Poesia, que se assinala na próxima quarta-feira, 21 de Março, vai contar com dezenas de eventos […]

O Dia Mundial da Poesia, que se assinala na próxima quarta-feira, 21 de Março, vai contar com dezenas de eventos pelo país, desde concertos à leitura de poemas, passando por exposições e projeção de filmes.

Em Portimão, o Instituto de Cultura Ibero-Atlântica (ICIA) assinala o dia convidando quem quiser aparecer na cafetaria D&N, no Largo D. João II, para ler em voz alta e escutar poemas de poetas portugueses.

A ideia é, como adiantou João Ventura, promover “um encontro entre nós e as palavras dos poetas escolhidos para com eles nos interpelarmos e interpelarmos o mundo, seja através de alguns vídeos de dizedores convocados seja através da voz de quem quiser ler esses poemas. Já que existe um dia consagrado à poesia, que aproveitemos um momento desse dia para lermos em voz alta poemas, para celebrar a poesia como partilha, umas vezes serena outras vezes desassossegante, numa comunidade de gente cá da terra que como nós gosta de ler e ouvir as palavras suspensas dos poetas”.

Na continuidade de outras iniciativas, o ICIA tem procurado espaços de restauração consagrados ou em fase de afirmação na cidade de Teixeira Gomes, para celebrar autores ou efemérides.

Desta feita, o novíssimo espaço escolhido, o D&N Lifestyle Lounge, tem também como objetivo contribuir para novas dinâmicas numa zona comercial nobre da cidade que merece ser revitalizada.

O Dia Mundial da Poesia foi instituído na 30ª Conferência Geral da UNESCO, em 2000, e coincide com o Dia da Árvore e o início da Primavera no hemisfério Norte.

Comentários

pub
pub