Higienização de reservatórios de água em Silves pode provocar falhas no abastecimento

Os reservatórios de água do concelho de Silves vão ser alvo de trabalhos de higienização entre hoje, quarta-feira, e o […]

Os reservatórios de água do concelho de Silves vão ser alvo de trabalhos de higienização entre hoje, quarta-feira, e o dia 20 de Março. Esta intervenção que pretende «garantir a manutenção da qualidade da água de consumo humano fornecida pelo sistema público de abastecimento ao concelho» pode condicionar e provocar falhas no abastecimento de água.

Esta quarta-feira, os trabalhos vão decorrer nos reservatórios de Gregórios, Messines de Cima e Monte Boi, o que pode afetar o abastecimento nas freguesias de São Bartolomeu de Messines e de Alcantarilha.

Amanhã, dia 15, serão os reservatórios de Monte de S. José, S. Marcos da Serra e Cerro da Coxa alvo de intervenção. Neste caso, poderão ser afetadas as freguesias de São Bartolomeu de Messines e São Marcos da Serra.

O reservatório de Algoz vai receber trabalhos na sexta-feira, 16 de Março, o que pode criar problemas no abastecimento às freguesias de Algoz, Tunes e Pêra.

Já na segunda-feira, 19 de Março, os trabalhos de limpeza decorrem nos reservatórios da Torre e do Cerro de S. Miguel, afetando as freguesias de Armação de Pêra e de Silves.

Para o último dia de trabalhos, está planeada a higienização dos reservatórios de Vale de Lousas e de Monte da Joia, que abastecem as freguesias de Armação de Pêra, Alcantarilha e Silves.

Segundo a Câmara de Silves, estes trabalhos, que vão decorrer entre as 8h00 e as 17h00, «integram um conjunto de medidas preconizadas pelo Plano de Segurança da Água, em desenvolvimento na autarquia, que visam essencialmente garantir a proteção da saúde humana, promovendo um abastecimento de água seguro».

A autarquia silvense diz que «neste processo serão tomadas todas as medidas possíveis para minimizar os efeitos que estas ações possam ter no serviço de abastecimento de água podendo, no entanto, e em algumas situações, verificar-se condicionamentos e falhas no abastecimento das localidades servidas pelo reservatório intervencionado».

A Câmara Municipal «lamenta eventuais incómodos causados e agradece a compreensão dos munícipes, pelo que a execução dos trabalhos será o mais célere possível».

Comentários

pub