Filarmónica francesa vai ajudar São Brás a cantar aleluias no domingo de Páscoa

A «mais que centenária» filarmónica francesa “Harmonie des Mineurs”, de Roche La Molière, vai estar em São Brás entre os […]

A «mais que centenária» filarmónica francesa “Harmonie des Mineurs”, de Roche La Molière, vai estar em São Brás entre os dias 29 de Março e 2 de Abril, para participar num intercâmbio musical com a Banda Filarmónica de São Brás de Alportel.

29 músicos da formação francesa vão participar na Festa das Tochas Floridas, a 1 de Abril, dia de Páscoa, nomeadamente na Procissão da Aleluia, marcada para as 11h00, inseridos numa banda com um total de 60 elementos.

Os músicos da “Harmonie” irão ainda realizar um pequeno concerto com um programa de música francesa, durante a tarde do mesmo dia.

«Esta deslocação realiza-se a convite da Banda Filarmónica de São Brás de Alportel, no âmbito da colaboração cultural com o Centre Musical Municipal de Roche La Molière, iniciada em 2015, aquando do início da geminação entre os municípios português e francês, oficializada em 2017», segundo a direção da associação que dinamiza a filarmónica são-brasense.

Esta aproximação entre os municípios dos dois países teve origem no trabalho desenvolvido por Miguel Dias, um filho de São Brás de Alportel que reside e trabalha em Roche La Molière. Foi através dele que Hervé Freycenon, diretor do Centre Musical, visitou a vila algarvia, o que permitiu um aprofundar da relação.

Entretanto, houve já várias visitas de parte a parte, sendo a que se segue aquela que envolve mais músicos.

«A Harmonie habitualmente não realiza procissões e, em 160 anos de existência, sai de França pela primeira vez. Para lá da componente musical do programa da visita consta ainda uma receção oficial nos Paços do Concelho e visitas culturais e gastronómicas por São Brás de Alportel», concluiu a Banda Filarmónica de São Brás de Alportel.

Comentários

pub