Especialista internacional no método de ensino Tinkering dá workshop em Lagos

O Centro Ciência Viva (CCV) de Lagos vai promover um workshop de Tinkering, uma metodologia de ensino muito usada em […]

O Centro Ciência Viva (CCV) de Lagos vai promover um workshop de Tinkering, uma metodologia de ensino muito usada em ambientes de aprendizagem informal, nos dias 14 e 15 de Abril. A oficina será dinamizada por Ryan Jenkins, «um dos maiores especialistas mundiais da área», segundo o centro lacobrigense.

Este curso é dirigido a educadores, professores, monitores de museus ou centros de ciência ou bibliotecas. Com ele, poderão ganhar «boas práticas para o desenvolvimento e facilitação, bem como materiais e ambientes inspiradores e acessíveis, para a futura implementação desta tipologia de atividades».

A utilização do método Tinkering tem vindo a crescer e visa proporcionar aos formandos o contacto com conceitos ligados à ciência, tecnologia, engenharia e informática (STEM, na sigla em inglês). Os alunos têm à sua disposição «ferramentas e materiais que usam para explorar conceitos STEM através do processo de criação de algo novo».

Esta metodologia «baseia-se numa pedagogia de inquérito (IBL – Inquiry Based Learning), centrada no aluno, imersiva com atividades práticas onde se exploram os elementos mais envolventes e motivadores dos processos de aprendizagem, promovendo o desenvolvimento de capacidades para o século XXI, tais como pensamento crítico, criatividade, colaboração, resolução de problemas, comunicação, responsabilidade, autoconfiança, literacia digital e empreendedorismo».

Ao longo de dois dias, os participantes vão «implementar e experimentar quatro atividades», nomeadamente «dissecação de brinquedos, reação em cadeia, máquinas de arte e circuitos elétricos em papel».

«Estas atividades farão uso de ferramentas de alta e baixa tecnologia para além de se demonstrarem diversas de possibilidades de adaptação em museus, salas de aula e outros contextos com programas educativos, formais e não formais. Sempre a partir de experiências práticas, será construída uma base para discussão e reflexão em torno dos objetivos de aprendizagem e resultados em atividades Maker e Tinkering», segundo o Centro Ciência Viva lacobrigense.

Segundo Luís Azevedo Rodrigues, diretor do CCV de Lagos, o dinamizador deste workshop, Ryan Jenkins, «é uma referência mundial de Tinkering que, para além da sua experiência e saber, é um excelente formador e comunicador. Dificilmente poderia haver melhor oferta para quem queira aprender de Tinkering, sendo este profissional o coordenador das atividades de formação prática do Congresso Ecsite, da Rede Europeia de Museus e Centros de Ciência».

A presença deste formador permitirá que o centro «se consolide como um dos mais inovadores e avançado Centros Ciência Viva no que à cultura Maker e Tinkering diz respeito e surge na sequência de outras colaborações de Ryan Jenkins com a equipa do CCVL nomeadamente no seu Espaço Dòing, especialmente dedicado a estas valência». Outro objetivo deste curso é «desenvolver uma comunidade de educadores com gosto por atividades de experimentar fazer e mexer (Makers e Tinkers)».

Ryan Jenkins é o co-fundador da Wonderful Idea Co, um estúdio criativo no norte da Califórnia nos EUA, que explora a arte, a ciência e a tecnologia através do Maker e Tinkering. Ao mesmo tempo, forma educadores, desenvolve ambientes divertidos e cria exposições artesanais e peças de arte exclusivas para museus e artistas.

Foi membro fundador do Tinkering Studio do Exploratorium em São Francisco, onde desenvolveu oficinas e atividades que foram usadas, adaptadas e remixadas em configurações educativas inovadoras em todo o mundo. Trabalhou em estreita colaboração com os parceiros do Lifelong Kindergarten Group no MIT Media Lab, Brightworks School, Make Magazine e LEGO Foundation para desenvolver uma compreensão profunda dos últimos desenvolvimentos na educação STEM.

Comentários

pub