Doutoramento em Psicologia sai da UAlg para falar sobre “Qualidade do sono e saúde mental”

A Biblioteca Municipal de Faro vai acolher amanhã, dia 27 de Março, às 18h00, a palestra “Qualidade do sono e […]

A Biblioteca Municipal de Faro vai acolher amanhã, dia 27 de Março, às 18h00, a palestra “Qualidade do sono e saúde mental”, proferida pela doutoranda Karine Del Rio, inserida na 5ª edição Ciclo de Palestras do Doutoramento em Psicologia da Universidade do Algarve.

Os responsáveis por este doutoramento, aquele «que, na UAlg, tem um maior número de alunos, tendo sido creditado pelo período máximo pela A3ES», voltam a trazer para fora das portas da universidade algumas das mais importantes questões relacionadas com a Psicologia , naquela que é «uma estratégia de aproximação à comunidade e de valorização pública do conhecimento científico» produzido na instituição.

«Esta é uma iniciativa inovadora no âmbito dos doutoramentos existentes no país, procurando que os alunos que se encontram no nível mais elevado de formação académica sejam capazes, não apenas de produzir investigação de alto nível científico e partilhar os resultados obtidos em revistas da especialidade e em congressos internacionais, mas também de comunicar as principais implicações práticas da investigação realizada no âmbito do seu doutoramento, com uma linguagem acessível e atrativa para a comunidade», ilustra Saúl Neves de Jesus, vice-reitor da UAlg e diretor do Doutoramento em Psicologia.

Esta metodologia, acrescentou, «irá ser transposta para outros cursos de doutoramento da UAlg». Saúl Neves de Jesus, a qualidade de vice-reitor, está «a coordenar uma iniciativa que se irá concretizar no próximo ano letivo, intitulada “Doutoramentos da UAlg, Inovação Pedagógica e Cultura Científica: Visão Prática”, em que irão participar alunos da maioria dos doutoramentos em funcionamento na universidade».

Na sessão que terá lugar amanhã na Biblioteca de Faro, que conta com a parceria da Câmara farense, estará em foco a qualidade do sono, uma área de estudo que tem inspirado várias teses de mestrado e de doutoramento da UAlg.

«De entre os trabalhos realizados neste domínio conta-se a validação para a população portuguesa do “Inventário de Qualidade do Sono de Pittsburgh (PSQI)”, o questionário mais utilizado a nível internacional para avaliar a qualidade do sono, bem como a adaptação deste instrumento de avaliação especificamente para seniores. O reconhecimento da investigação desenvolvida neste domínio traduz-se na publicação de vários artigos científicos em revistas de elevado prestígio internacional, como sejam “Sleep Medicine”, “Psychiatry Research”, “International Journal of Clinical and Health Psychology” e “Psychology, Health and Medicine”», segundo o Saúl Neves de Jesus.

Esta temática também foi abordado em comunicações realizadas noutras edições do ciclo de palestras, nomeadamente “Qualidade do Sono e Prevenção do Stresse”, por Nathalia Becker (Bolseira CAPES, Brasil), na 3ª edição, e “Qualidade do Sono e Criatividade”, por Rui Marguilho, na 2ª edição.

Comentários

pub