Desidério Silva anuncia recandidatura a presidente da Região de Turismo do Algarve

Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve desde Novembro de 2012, acaba de anunciar a sua recandidatura ao […]

Desidério Silva, presidente da Região de Turismo do Algarve desde Novembro de 2012, acaba de anunciar a sua recandidatura ao cargo para o mandato de 2018-2023. O empresário André Jordan volta a ser o mandatário da candidatura.

Durante quase cinco anos e meio a liderar a entidade regional de turismo algarvia, Desidério Silva «consolidou a posição do Algarve enquanto principal destino nacional, apostando na diversificação da oferta turística da região, com vista à sustentabilidade do destino durante todo o ano», salienta no comunicado em que anuncia a sua recandidatura.

Desde 2012, o Turismo do Algarve consolidou o «crescimento do turismo no Algarve, atenuando a sazonalidade do destino». Um dos seus primeiros projetos foi elaborar um Plano de Marketing Estratégico, «que definiu como prioridade uma diversificação da oferta turística do Algarve, com o destino a apostar em produtos complementares como o Turismo de Natureza, onde os Passeios de Bicicletas, as Caminhadas, a Observação das Aves, o Turismo Desportivo, o Turismo Náutico a Gastronomia&Vinhos, o Touring, o Hipismo, entre outros».

«É com sentimento de dever cumprido que chego ao final do meu mandato frente à Região de Turismo do Algarve. Ao longo destes cinco anos e meio, o turismo da região mudou: temos hoje uma oferta mais diversificada, de maior excelência, em que valorizamos mais os nossos recursos naturais, o nosso património cultural e as nossas tradições. E isto só foi possível graças à colaboração de todos os municípios, de todos os operadores, das entidades do sector e de todos os que colaboram com a RTA, incluindo todos os seus funcionários», diz Desidério Silva.

Acrescenta ainda: «Mas este é um projeto para ser encarado a longo prazo: sempre estive ligado ao Algarve, e sempre participei de forma ativa no desenvolvimento da região e pretendo continuar o meu papel para fortalecer a Imagem do Algarve enquanto destino de excelência ao nível dos maiores destinos turísticos mundiais, sempre com vista à sua sustentabilidade, ao bem-estar dos residentes e à satisfação dos turistas que nos visitam».

Desidério Silva «ficará sempre associado ao período em que o turismo do Algarve registou resultados recordes em todos os indicadores da atividade turística, numa evolução e crescimento constantes e em que a Região se afirmou como a mais importante do país», salienta o comunicado.

No ano passado, o Algarve ultrapassou os 19 milhões de dormidas, «um aumento de 33% face ao início de mandato de Desidério Silva».

Em cinco anos, registou-se ainda «um aumento de 76% dos proveitos totais da hotelaria algarvia e mais 54% de passageiros processados pelo Aeroporto de Faro».

«A sazonalidade, um dos maiores desafios ao turismo no Algarve tem vindo a ser esbatido de forma gradual e consistente: as dormidas em época baixa aumentaram 45% entre 2012 e 2017».

Por outro lado, salienta, «o Algarve está hoje entre os maiores destinos turísticos internacionais e os prémios que tem vindo a arrecadar (Melhor Destino de Praia da Europa e Melhor Destino de Golfe da Europa) são alguns exemplos do reconhecimento mundial».

A tudo isso juntam-se os «prémios nacionais, tais como Marca de Confiança e Melhor Região de Turismo do País, enfim, um sem número de prémios que tem vindo a melhorar e muito a imagem do Algarve, quer a nível nacional, quer a nível internacional que muito orgulha o Algarve e os algarvios».

«Gostava de referir também a excelente parceria entre a Região de Turismo do Algarve, os Municípios e as Associações Empresariais, a aposta feita na Volta ao Algarve em Bicicleta, onde a transmissão televisiva para todo o mundo veio marcar a diferença», sublinha Desidério Silva.

Outras iniciativas valorizadas pelo presidente e recandidato à RTA são «a aposta no Programa 365 Algarve, procurando valorizar a relação entre Turismo e Cultura, bem como a consolidação do Masters de Golfe no Algarve».

Por tudo isso, salienta Desidério Silva, «a minha decisão é de me recandidatar à Presidência da Região de Turismo do Algarve, tendo como mandatário o Senhor André Jordan, conhecido pelo seu contributo ativo para o turismo do Algarve e considerada uma das personalidades mais influentes do turismo a nível mundial».

André Jordan já tinha sido mandatário de Desidério Silva no mandato em exercício, para o qual foi eleito em Agosto de 2013.

«A minha recandidatura é pelo Algarve e na defesa do Algarve como tem sido toda a minha intervenção cívica e pública ao longo da minha vida», conclui Desidério Silva.

Comentários

pub