Danos do temporal no concelho de Faro são de «mais de 7 milhões de euros»

Os danos causados pelo temporal da semana passada, no concelho de Faro, «entre litoral, estruturas de empresas, habitações, explorações agrícolas […]

Os danos causados pelo temporal da semana passada, no concelho de Faro, «entre litoral, estruturas de empresas, habitações, explorações agrícolas e espaço público urbano», «ascendem a mais de 7 milhões de euros » e são «o maior prejuízo causado por fenómenos climatéricos na história contemporânea do concelho».

As contas são da Câmara de Faro, em comunicado em que «faz público agradecimento» ao Presidente da República, pela visita que ontem fez ao concelho «tão martirizado pela intempérie de 4 de Março último».

A Câmara Municipal de Faro diz ver «na sua presença, a expressão da mais alta solidariedade que o Povo Português devota aos Farenses e a toda a Região e uma motivação extraordinária para unirmos esforços e iniciarmos as tarefas de reconstrução do que o temporal derrubou».

Segundo a autarquia da capital do Algarve, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa «pôde constatar esse índice de destruição nas visitas que efetuou à Praia de Faro e às explorações agrícolas na zona nascente do concelho».

«E pôde, na mesma ocasião, verificar e elogiar o trabalho da autarquia e da rede social do concelho, que montou em tempo recorde uma operação de emergência para albergar com dignidade e alimentar cerca de 150 elementos da comunidade do Cerro do Bruxo, 52 dos quais crianças, [desalojados] por força do tornado de 4 de Março».

A Câmara Municipal afirma querer ainda «fazer eco das palavras do Sr. Presidente da República, que demonstrou a sua confiança na atenção e na disponibilidade do Governo a todas estas questões. Uma solidariedade que tem que se fazer através de medidas de emergência e da dotação de verbas e programas específicos para acudir a quem se encontra vulnerável».

Em face disto, a autarquia manifesta o seu agrado pela presença do ministro do Ambiente e da secretária de Estado da Habitação, que amanhã, dia 12, virão a Faro, afirmando a sua «certeza de que dessas deslocações sairão soluções adequadas para os problemas existentes».

O Município salienta em especial «os danos no Litoral, em particular nas zonas onde a sustentação das dunas já periga e determina um carregamento urgente do areal para proteção de pessoas e bens», bem como o «estabelecimento de um programa de financiamento de habitação social adequado às necessidades do concelho, há muito reivindicadas pelos farenses e em tempo oportuno comunicadas à tutela».

A Câmara Municipal de Faro termina o seu comunicado hoje enviado às redações fazendo «um público agradecimento a todas as entidades e pessoas que nos têm acompanhado nestes dias mais difíceis» e reiterando «a sua gratidão ao Sr. Presidente da República que ontem realizou um ato de grande expressão afetiva e generosidade, que não surpreende, porque a isso já nos habituou, mas que conforta e motiva, pela amizade e consideração que demonstra para com a gente da nossa terra».

Em relação aos prejuízos em 60 explorações agrícolas algarvias, sobretudo causados pelo tornado de 4 de Março, o ministro da Agricultura Capoulas Santos avaliou-os ontem em 3,6 milhões de euros.

Os danos deram-se em explorações dos municípios de Faro, Olhão, Tavira, Castro Marim e Vila Real de Santo António. A portaria sobre os apoios a prestar aos agricultores é publicada na terça-feira e decorrerá um prazo de 20 dias para as candidaturas.

Comentários

pub