Conferência “Inova Algarve” juntou mais de 300 pessoas para falar de inovação

A conferência “Inova Algarve 2020”, que se realizou nos dias 15 e 16 de Março, na sede do NERA – […]

A conferência “Inova Algarve 2020”, que se realizou nos dias 15 e 16 de Março, na sede do NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve, em Loulé, «contou com mais de 300 participantes», entre empresários, empreendedores, professores, investigadores e representantes de instituições regionais, para falar de inovação empresarial em Portugal e na Europa. 

Nesta iniciativa, organizada pelo NERA e pela AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, participaram Miguel Freitas, secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Ana Mendes Godinho, secretária de Estado do Turismo e José Apolinário, secretário de Estado das Pescas.

Ao Sul Informação, Miguel Freitas defendeu, à margem da sessão em que participou, que o Algarve precisa de trabalhar «sistemas locais de inovação».

Todos são «líderes de renome nacional de instituições relacionadas com os setores da RIS3 Algarve (Turismo, Agroalimentar, Mar, TIC e Indústrias Criativas e Culturais, Energias Renováveis e Saúde, Bem Estar e Ciências da Vida) e empresários que apresentaram e debateram a sua visão para a inovação regional», diz o NERA.

Ao longo dos dois dias em que decorreu esta conferência, destacaram-se ainda as intervenções de Jorge Botelho, presidente da AMAL, Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, Paulo Águas, reitor da Universidade do Algarve, Francisco Serra, presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Algarve, e João Faria, representante da Comissão Europeia.

Esta conferência contou também com a colaboração e participação de várias instituições regionais, entre outros, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, a Delegação Regional do Instituto do Emprego e Formação Profissional, a Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, a Região de Turismo do Algarve, o Centro de Apoio Empresarial do Sul – Algarve do Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação (IAPMEI) e do CRIA – Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia da Universidade do Algarve.

No âmbito desta iniciativa, foram ainda apresentados o Barómetro para a Inovação no Algarve, o Estudo do Potencial de Inovação das Empresas do Algarve e o roadmap tecnológico nos setores estratégicos da RIS3 Algarve, alguns dos produtos do projeto “Inova Algarve 2020”.

A conferência insere-se no âmbito do projeto “Inova Algarve” 2020, cofinanciado pelo CRESC Algarve 2020, promovido pelo NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve e pela AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve, com o objetivo de capacitar as empresas do Algarve para o desenvolvimento de atividades inovadoras.

Para mais informações, clique aqui. 

 

Comentários

pub