Chef João Oliveira apresenta nova carta do Restaurante Vista na Praia da Rocha

O Bela Vista Hotel & Spa – Relais & Châteaux, situado frente ao mar, na Praia da Rocha, reabre as […]

O Bela Vista Hotel & Spa – Relais & Châteaux, situado frente ao mar, na Praia da Rocha, reabre as suas portas no próximo dia 2 de Março e, para assinalar a nova temporada de 2018, o Chef João Oliveira, recentemente galardoado com uma Estrela Michelin, desenhou uma carta que irá pautar os sabores do Vista Restaurante para o ano que se segue.

75% do alinhamento geral do menu do Vista será dedicado ao produto do Mar, essencialmente da costa portuguesa, e, este ano, o Chef João Oliveira apresenta uma novidade em matéria de conceito: o Menu do Mar e Sustentabilidade, um “movimento” criado para o Vista que se pauta pelos valores da sustentabilidade dos ingredientes, da sua criação, bem como da sua captura, levando um renovado “Portugal Sustentável” à mesa do restaurante situado sobre a falésia, na Praia da Rocha.

«Falamos de um menu sustentável, sem hidratos de carbono, sem glúten, com respeito pelos sabores, pelos seus produtores, 95% de origem portuguesa e, claro, pautado pela exigência do consumidor do século XXI. Mais do que um movimento, esta é uma ideologia que se vive na nossa cozinha e que agora é elevada a menu, podendo encontrar todo o tipo de peixes da costa nacional, desde os chamados nobres, aos correntes, bem como mariscos, crustáceos e vegetais, onde a terra e o mar se cruzam numa degustação purista no sabor experiência», garante João Oliveira.

Já o consolidado Menu Experiência do Chef, com um alinhamento que cruza o melhor nacional e internacional, assegura os pratos mais icónicos que já conquistaram os clientes e visitantes do Vista, mantendo-se o Carabineiro do Algarve, o Lagostim, o Leitão da Bairrada e a pré-sobremesa Laranja do Algarve, servida a preceito num bonsai.

As grandes novidades deste menu prometem tornar-se alguns dos hit-dishes do sul do país, destacadamente a Corvina, a Vitela de Leite Maturada a 45 dias e as sobremesas de Chocolate, bem como de Framboesa.

Menu do Chef João Oliveira, Restaurante Vista no Hotel Bela Vista na Praia da Rocha, Algarve.
Foto: Paulo Barata

«Neste menu, procurámos manter as joias da coroa, os pratos vencedores que conquistaram quem nos visita, e inovar com coerência, seguindo a experiência que pretendemos providenciar no Vista. Neste menu, encontra-se, numa só mesa, o melhor do nosso país, mas também um pouco dos melhores ingredientes internacionais, numa fusão única».

Para retirar todo o potencial dos ingredientes e da sua melhor altura, o Chef João Oliveira propõe-se ainda a criar uma programação mensal para 2018, destacando um produto por mês.

O produto selecionado para o mês de Março é a corvina, um peixe sobretudo de águas frias e que, a esta altura do ano, apresenta a sua melhor fase. «Esta é a altura do ano perfeita para a captura deste peixe, uma vez que se consegue obter um produto de qualidade acima da média que, posteriormente, irá ajudar na recriação de algumas iguarias presentes nestes menus. Mais ainda é um peixe muito típico do mar da nossa Praia da Rocha», salienta João Oliveira.

Por fim, e na senda de maximizar a experiência dos seus clientes, o Chef João Oliveira deu ainda uma nova abordagem à tábua de queijos do Vista e optou por uma escolha mais criteriosa, selecionando apenas quatro tipos de queijo para que, mais uma vez, não se perca o sabor de cada um dos produtos. São queijos de cabra, ovelha e vaca, 100% artesanais e de pequenos produtores portugueses.

«Nesta nova carta, é possível encontrar a simplicidade aliada à intensidade de cada sabor, um ADN muito próprio ao Chef João Oliveira, como também um resultado de um intenso trabalho de equipa composta desde a equipa da cozinha à equipa de sala, liderada pelo Tiago Pereira», explica o Bela Vista Hotel.

«Foram centenas de horas dedicadas à procura e escolha dos ingredientes perfeitos, ao respeito pelos mesmos na forma como os trabalhamos e ao desenvolvimento de técnicas inovadoras de confeção, para que estes mesmos produtos apresentem, no prato, o pleno das suas qualidades», assinala João Oliveira.

 

Comentários

pub