Celina da Piedade e Marco Rodrigues são dois dos artistas do novo Festival B…de Beja

Celina da Piedade, Marco Rodrigues, Valas, Ricardo Ribeiro, Monda, Alentejo Cantado e António Caixeiro são alguns dos artistas convidados para o Festival […]

Celina da Piedade, Marco Rodrigues, Valas, Ricardo Ribeiro, Monda, Alentejo Cantado e António Caixeiro são alguns dos artistas convidados para o Festival B, que terá lugar em Beja, entre 22 e 24 de Junho.

Organizado pela Câmara Municipal de Beja, o festival foi apresentado na BTL. Segundo a autarquia da capital do Baixo Alentejo, o Festival B dedica-se à celebração e promoção dos patrimónios imateriais da humanidade: o Cante, o Fado e a Gastronomia Mediterrânica.

O festival vai ter lugar no Centro Histórico de Beja, unindo, através de quatro palcos, um roteiro que destaca também o património edificado da cidade.

Ao longo de três dias, cerca de 40 artistas e grupos criarão, propositadamente para o Festival B, 25 espetáculos que unem o cante e o fado através de fusões entre si e com outros ritmos e sonoridades musicais.

Um dos aspetos inovadores do Festival B é a realização de residências artísticas e de conceção de espetáculos próprios criando novas dimensões de promoção e valorização do Cante Alentejano.

A Câmara Municipal de Beja acrescenta que «o Festival B pretende ser um meio de dinamização económica e social de Beja», sendo co-financiado pelo programa INTERREG e contando com o apoio à divulgação da RTP e da Antena1, nos seus canais nacionais e internacionais.

Sendo um festival bi-temático, diz ainda a autarquia alentejana, no próximo ano de 2019 será desenvolvido assumindo como tema central «Beja, a cidade de Mariana Alcoforado», para enaltecer e projetar a imagem da figura histórica.

Comentários

pub