Bloco de Esquerda quer saber quando serão contratados bolseiros precários da UAlg

O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda questionou o Governo sobre a situação dos bolseiros de pós-doutoramento da Universidade do […]

O grupo parlamentar do Bloco de Esquerda questionou o Governo sobre a situação dos bolseiros de pós-doutoramento da Universidade do Algarve com contratos precários.

Os bloquistas querem saber quantos investigadores continuam à espera de que seja lançado um concurso para os admitir a título definitivo, ao abrigo de uma lei aprovada em 2017, e quando será lançado o procedimento que a legislação prevê, para os integrar.

A questão foi endereçada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior pelo deputado João Vasconcelos, eleito pelo círculo do Algarve, e pelo seu colega de bancada Luís Monteiro.

Na pergunta, os deputados «assinalam que estão concretizados todos os passos necessários para a efetiva aplicação da Lei 57/2017, cabendo agora às instituições de ensino superior a responsabilidade de concretizar este importante passo no combate à precariedade no setor».

Assim, há «uma eventual falta de aplicação da lei» por parte da universidade algarvia, que os parlamentares do Bloco de Esquerda querem ver esclarecida.

O limite para o lançamento do concurso para admitir a primeira remessa de bolseiros elegíveis para ingressar nos quadros da UAlg devia ter sido lançado até final do ano de 2017, mas isso não aconteceu.

Na altura, o Sul Informação falou com Paulo Águas, reitor da instituição, que assegurou que a universidade não tem disponibilidade financeira para assumir este encargo. «Eu compreendo a posição das pessoas e, de facto, não é nada confortável. Mas o Governo não pode passar essa responsabilidade para as instituições», defendeu.

Comentários

pub