Bibliotecas escolares de Portimão convidam a libertar “o leitor que há em ti”

As bibliotecas escolares do pré-escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico do concelho de Portimão vão celebrar, de 5 […]

As bibliotecas escolares do pré-escolar e do 1º ciclo do Ensino Básico do concelho de Portimão vão celebrar, de 5 a 13 de Março, a Semana da Leitura sob o mote “Liberta o leitor que há em ti”. 

Na 12ª edição desta iniciativa, haverá a participação das escritoras Manuela Ribeiro e Sofia Furtado.

Promovida pela Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes em colaboração com as bibliotecas escolares, a Semana da Leitura assinala-se a nível nacional no âmbito do Plano Nacional de Leitura.

Nesta edição pretende-se «promover o estudo e a divulgação da obra de um escritor, selecionado no início de cada ano letivo, envolvendo os alunos, os professores, a biblioteca escolar e a comunidade educativa», diz a Câmara de Portimão.

O estudo da obra do autor é integrado nas atividades da escola e da biblioteca, para esse ano letivo, através de leitura individual ou coletiva, dramatizações, concursos diversos, feiras do livro. O projeto culmina no encontro com o escritor, que passa em cada biblioteca escolar.

Manuela Ribeiro nasceu nas Caldas da Rainha, é licenciada em Estudos Germanísticos e foi ainda bolseira do governo holandês, tradutora e atualmente é professora de Inglês e Português, sendo também coordenadora do projeto de Ensino de Português Língua Não Materna.

Manuela Ribeiro é autora de diversos livros para a adolescência e juventude, com destaque para a coleção “Aventuras de Miguel e Ricardo”, já com dez títulos editados e alguns reeditados.

Mais recentemente começou a escrever também para o público infantil em idade pré-escolar com assinalável êxito, tendo publicado “A Plantinha dos Meus Pais” e “Castanho e Branco”. O seu último livro infantil chama-se “Uma Letra, Mil Palavras”.

Manuela Ribeiro irá assim dinamizar várias sessões de promoção da leitura junto de alunos. Segundo a escritora, «não existe nada mais agradável do que o contacto com os leitores em escola ou bibliotecas».

Sofia Furtado nasceu em Loulé em 1978 e vive em Lagos. Licenciou-se em Educação Especial e Reabilitação e começou a trabalhar de perto com crianças e idosos. O despertar para a literatura infantil foi acontecendo com o crescimento do filho, que a certa altura não pedia para que a mãe contasse histórias, mas que as inventasse. A escritora vai às Bibliotecas escolares do Pré Escolar apresentar a obra “Mel, uma abelha especial”.

O programa para a 12ª Semana de Leitura nas Bibliotecas Escolares do 1º ciclo de Portimão contemplará a EB1 da Pedra Mourinha e a EB 1Chão das Donas no dia 5 Março, a EB1 Coca Maravilhas e a EB 1 Vendas no dia 6 de Março e a EB 1 Major David Neto no dia 7 de Março.

No dia 8, a escritora estará em quatro escolas, nomeadamente na EB1 de Alvor, na EB 1 Montes de Alvor, na EB1 Mexilhoeira Grande e a EB1 da Figueira.

Já no dia 9, contará muitas histórias na EB 1 do Centro Escolar do Pontal.

No que concerne às bibliotecas do pré-escolar, a escritora Sofia Furtado vai dinamizar algumas sessões com a apresentação do livro “Mel, uma abelha especial”, estando já agendado para o dia 9 de Março, a Biblioteca Escolar da Coca Maravilhas e a Biblioteca Escolar de Vendas.

Quanto ao dia 12, a escritora vai celebrar a leitura na Biblioteca Escolar da EB1 de Alvor e no Jardim de Infância Montes de Alvor.

Comentários

pub