Autoridade Marítima Nacional e Marinha alertam para o agravamento do estado do mar

A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha vão reforçar a vigilância das zonas costeiras a partir deste fim-de-semana, altura em […]

Foto: Nelson Inácio | Sul Informação

A Autoridade Marítima Nacional e a Marinha vão reforçar a vigilância das zonas costeiras a partir deste fim-de-semana, altura em que se iniciam as férias da Páscoa e para o qual está previsto o agravamento do estado do mar.

Este reforço visa «um incremento no patrulhamento das zonas costeiras, prevenindo eventuais situações de risco incidindo, em particular, nas praias que, nesta altura da Páscoa, registam uma maior afluência».

Este reforço será efetivo em várias zonas do continente, através de oito veículos todo-o-terreno da Autoridade Marítima Nacional, quatro viaturas Amarok disponibilizadas pela SIVA Portugal, 20 militares da Marinha com formação específica em nadador-salvador e condução de veículos todo-o-terreno, e ainda o apoio da Vodafone nas comunicações que serão disponibilizadas a estes elementos durante a missão.

Assim, a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha «recomendam à população, em particular na zona norte do continente, a adoção de medidas de precaução devido à previsão de agravamento do estado do mar nas próximas 48 horas». Este agravamento tem a ver com a Depressão Hugo, que, apesar de afetar mais diretamente a Galiza e outras zonas do Norte de Espanha, bem como o Sudoeste de França, também terá efeitos no estado do mar em Portugal.

Recomenda-se o «reforço da amarração e vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas, bem como evitar passeios junto ao mar, de onde se destacam os molhes das entradas das barras e zonas nas praias junto à água».

Com a eventual melhoria das condições meteorológicas na próxima semana, Autoridade Marítima e Marinha alertam igualmente a população para os «cuidados a ter nestas áreas e para a importância da adoção de um comportamento de segurança, tendo em conta que o mar nesta época do ano é ainda um mar de Inverno, e as praias e zonas de costa apresentam risco elevado devido aos efeitos da agitação marítima que se tem verificado nos últimos tempos».

Comentários

pub