Agora é que vem aí o Hugo

A depressão centrada a noroeste do arquipélago dos Açores e em deslocamento para leste já recebeu oficialmente o nome Hugo, […]

Foto: Depositphotos

A depressão centrada a noroeste do arquipélago dos Açores e em deslocamento para leste já recebeu oficialmente o nome Hugo, «no seguimento dos critérios de emissão estabelecidos», acaba de anunciar o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Segundo a autoridade meteorológica nacional, «esta depressão afetará de forma mais direta o norte de Espanha», nomeadamente a Galiza e o sudoeste de França.

Em Portugal Continental, «com a passagem de um sistema frontal associado a esta depressão prevê-se ocorrência de precipitação e intensificação do vento, no litoral e nas terras altas, a partir da tarde de sexta-feira e até meio da tarde de sábado».

No sábado, dia 24, é esperado «um aumento da agitação marítima em toda a costa ocidental do continente, com ondas com 4 a 5 metros, que poderão temporariamente atingir os 6 metros no litoral a norte do Cabo da Roca».

Segundo o site Meteofontes, esta sexta-feira, dia 23, haverá «céu geralmente muito nublado, principalmente no Norte e Centro, com ocorrência de chuva fraca durante a madrugada e manhã no Norte e Centro e durante a tarde também aqui no Sul, com novo aumento da intensidade da chuva no Norte e Centro ao final do dia, com novos períodos de chuva no Sul também. Teremos também queda de neve acima dos 1000/1200 metros no interior Norte e Centro».

A madrugada de sábado «será ainda de alguma chuva fraca», mas depois, durante o dia, a previsão aponta para «alguns aguaceiros pontuais e um pouco por todo o Continente, queda de neve acima dos 1000 metros durante a manhã, no Norte, e vento com rajadas até aos 80 km/h».

Na madrugada e manhã de domingo, haverá «novamente períodos de chuva moderada, passando depois a regime de aguaceiros, que diminuirão de frequência ao longo do resto do dia».

Na próxima semana, acrescenta o Meteofontes, «regressam os dias de Sol, com temperaturas a subir até aos 23ºC».

O IPMA acrescenta que a influência da depressão Hugo em Portugal «será sentida também em algumas das zonas marítimas de responsabilidade nacional», no alto mar.

De acordo com as previsões, às 18 horas de amanhã, dia 23 de Março, a depressão Hugo deve estar centrada em 47N 09W com uma pressão atmosférica prevista no seu centro de 971 hPa.

Comentários

pub