Acesso à Praia de Faro condicionado devido às ondas que estão a galgar a duna

O acesso à Praia de Faro está condicionado a moradores e a veículos de emergência, devido à forte ondulação e […]

Foto: Steven Piedade

O acesso à Praia de Faro está condicionado a moradores e a veículos de emergência, devido à forte ondulação e vento que se fazem sentir nesta zona balnear. Neste momento, e numa altura em que a maré está prestes a ficar totalmente cheia, têm-se registado galgamentos da duna e a deposição de areia na estrada, o que levou a Proteção Civil de Faro a adotar esta medida de segurança.

Segundo revelou ao Sul Informação o presidente da Junta de Freguesia de Montenegro Steven Piedade, «para já, não há qualquer casa em risco», e durante a noite que passou também não houve ocorrências significativas registadas. Ainda assim, «como o mar já está a galgar, decidimos afastar as pessoas daqui», revelou o também presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros de Faro – Cruz Lusa.

Foto: Steven Piedade

O acesso condicionado deverá manter-se «pelo menos, até às 16h00», mas isso será algo que ainda será avaliado pelas autoridades presentes. «Estão aqui elementos dos Sapadores de Faro, da GNR, da FAGAR, da Junta de Freguesia e da Proteção Civil. Neste momento, também está cá o presidente da Câmara», revelou.

Steven Piedade adiantou que há duas retroescavadoras a trabalhar «desde as 7h00», para desimpedir a estrada, que tem vindo a ser invadida pela areia que está a ser arrastada pela força do mar.

No seu site, a Câmara de Faro alertou para o condicionamento do acesso à Praia de faro e recordou a população que o Algarve continua sob aviso Laranja, devido à agitação marítima, estando prevista pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera ondas «com 5 a 6,5 metros de altura significativa, podendo chegar a 12 metros de altura máxima».

 

Comentários

pub