A ilustração científica como expressão visual da comunicação para a ciência

A ilustração científica corresponde à componente visual da comunicação para a ciência. Essencialmente, é constituída pela produção de imagens, desde […]

Ilustração científica da autoria de Lúcia Antunes

A ilustração científica corresponde à componente visual da comunicação para a ciência. Essencialmente, é constituída pela produção de imagens, desde a sua conceção à sua publicação, para comunicar ciência nas mais variadas áreas, como por exemplo a biologia, geologia, arqueologia e a medicina.

Estas publicações podem ser livros de texto, manuais escolares, guias de campo, revistas de divulgação científica, materiais de divulgação de jardins, museus, entre muitas outras.

A ilustração científica, como a compreendemos hoje em dia, existe desde que os primeiros exploradores procuraram registar as suas descobertas. Vários tinham alma de artista e desenhavam os seus achados, ou delegavam a gravadores a tarefa de materializar as suas descrições.

Na sua essência, nasceu no Renascimento, com o objetivo de acompanhar os desenvolvimentos científicos, com artistas como Leonardo da Vinci e Albrecht Dürer.

Nos séculos XVII e XVIII, teve um grande desenvolvimento, com a corrida às classificações e descrições de novas espécies que eram descobertas tanto na velha Europa, como nos restantes mundos que se lhe revelavam.

É um universo onde se juntam profissionais com interesses transversais; biólogos que gostam de desenhar e artistas apaixonados pela ciência.

Mais importante do que a capacidade de desenhar, é saber observar, ter perseverança e ter a capacidade de compreender o que se observa e passar essa informação para o desenho. Na ilustração científica, não há espaço para a ambiguidade, trata-se de divulgação e há que fazê-lo de forma rigorosa. Uma boa ilustração científica é aquela que consegue aliar o rigor científico à beleza do desenho, ou manter um equilíbrio entre estas duas vertentes.

Numa ilustração científica, não se procura uma representação do indivíduo, seja planta ou animal, o seu objetivo é uma representação ideal da espécie, ou seja, um indivíduo que comporte em si as características representativas que definem essa espécie.

Revela detalhes que não se destacam numa fotografia e dá ênfase a pormenores que se pretendem evidenciar. Através do desenho, é possível observar melhor, entender melhor, registar e comunicar factos e conceitos de ciência.

Permite que a ciência chegue, em imagens, não só a especialistas, mas também ao grande público. Cada ilustração científica conta uma história, destacando e explicando visualmente aspetos particulares de morfologia, estruturas, organizações e relações de várias ordens.

Trata-se de uma arte ao serviço da ciência cujo objetivo é o de divulgar, consciencializar, identificar espécies e mostrar o quão magnífico é o mundo natural. Esta necessidade de desenhar a natureza, mais do que um exercício de beleza estética, tem a finalidade de ensinar e divulgar, usando uma linguagem técnica própria da arte para comunicar temas científicos.

Qualquer ilustração deve começar por um exaustivo processo de procura de referências – de preferência fornecidas por especialistas – de estudos e de medições. Só depois deste trabalho preliminar é que se passa à peça final.

O processo inicial é, muitas vezes, tanto ou mais demorado do que a realização da peça final, ou seja, na elaboração da peça final já não devem restar dúvidas sobre nenhuma das componentes da ilustração, trata-se já de uma efetivação.

A fotografia, os computadores e as novas tecnologias não substituem a ilustração, pelo contrário, correspondem a um aumento de possibilidades e de ferramentas de trabalho para o desenvolvimento de uma ilustração.

Tradicionalmente a ilustração científica faz uso de técnicas como tinta-da-china, grafite, aguarela, lápis de cor ou a combinação de várias delas, e hoje produzem-se ilustrações recorrendo totalmente a meios digitais, mas, apesar de algumas técnicas se adequarem melhor a certos temas, é a metodologia seguida e o rigor obtido que são importantes, ontem, hoje e amanhã.

 

Autora: Lúcia Antunes
Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva

 

Lúcia Antunes:
Mestre em Ilustração Científica pela Universidade de Évora, em parceria com o Instituto Superior de Educação e Ciências e licenciada em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade Lisboa.
Desenvolve projetos de design e ilustração para o Grupo Soane (Continente e Jornal Público), Universidade de Évora, Câmara Municipal de Montemor, Museu Nacional de História Natural de Lisboa, Fábricas Lusitana, Vorwerk Portugal e Internacional, Grupo Brodheim, Farmacêutica Bial entre outros.
Realiza desde 2011 exposições individuais e colectivas na área da ilustração científica.
É ilustradora científica e designer gráfica freelancer em Lisboa.

Prémios de ilustração:
>Melhor Fanzine – Fanzine Espaço Marginal nº1 (Lab:ACM), Festival Internacional de BD da Amadora, colaboração com ilustração, Amadora, Portugal, 2014
>1º Prémio, Casa das Ciências, Fundação Gulbenkian, Lisbon, Portugal, 2013
>Prémio do público, Illustraciencia Internacional Contest, Barcelona, Espanha, 2012
>Vencedora People’s Choice Award, Gnsi Annual Member’s Exhibit, Pei Ling Chan Gallery and Garden for the Arts, Savannah, Georgia, USA, 2012

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