Rouxinol Faduncho e “Somos Portugal” animam Feira dos Enchidos de Monchique

Stand-up comedy, Rouxinol Faduncho, fado, com Adriana Marques e Cláudia Leal, e o programa “Somos Portugal” vão animar a Feira […]

Foto: Martyna Mazurek

Stand-up comedy, Rouxinol Faduncho, fado, com Adriana Marques e Cláudia Leal, e o programa “Somos Portugal” vão animar a Feira dos Enchidos de Monchique, que se realiza nos dias 3 e 4 de Março, no Heliporto Municipal.

Segundo a Câmara de Monchique, este ano, «com o desígnio de melhorar tanto a qualidade do certame, como todo o espaço envolvente» a autarquia «trabalhou no sentido de proporcionar ao visitante um programa variado, bem como um recinto mais atrativo e mais dinâmico».

A organização acrescenta que «a proposta para esta edição da Feira dos Enchidos é homenagear a tradição, os usos e os costumes» e que «a presença de várias Unidades de Produção de Enchidos e de Cozinhas Tradicionais, conferem ao evento a genuinidade de sabores e saberes».

Além da gastronomia, o artesanato tem também uma forte presença, havendo ainda stands dedicados à doçaria, medronho, pão e outros produtos

O recinto vai contar um um “Espaço Tradições”, uma área destinada ao lado mais popular e tradicional de todo o processo de confeção dos enchidos. Nesta zona irá estar patente uma exposição de fotografia sobre o processo tradicional de produção de enchidos.

Neste local, vão acontecer “Encontros que a memória guarda” – Conversas com a Academia Sénior de Monchique. Segundo a Câmara de Monchique, esta será «forma de conhecer e compreender a essência de um povo».

Esta área contará também com uma zona participativa onde será possível identificar os vários tipos de enchidos, suas especificidades e sugestão de consumo.

Haverá também um “Espaço Inovação”, dedicado ao lado mais moderno e inovador, onde se vão realizar apresentações sobre ideias de negócio.
“Como inovar? Enchidos com polpa de cereja”, pela Salsicharia da Covilhã, e “Enchidos e costura criativa? – Como interligar produtos?”, pela Lili Aidinha, são os temas que irão ser abordados e alvo de intervenções, exposições e demonstrações pelas respetivas marcas.

Nesta zona haverá ainda lugar para degustações pelos expositores, num espaço gourmet criado para o efeito.

O público infantil terá uma zona privilegiada nesta 25ª edição. O “Espaço Bolota”, especialmente criado a pensar nos mais pequenos, que proporcionará ateliers sobre o porco, explorando a relação deste animal com a natureza, os seus hábitos alimentares, as características do seu habitat, a sua organização social e o imaginário humano com ele relacionado.

Segundo a Câmara de Monchique, «estas oficinas, de caráter expressivo e criativo, permitirão que a criança integre estes conhecimentos de uma forma lúdica trabalhando criativamente».

Para além destas zonas específicas, o certame conta com a “Praça Sabores”, a área de restauração, que reúne diversas propostas gastronómicas.

Os visitantes da Feira dos Enchidos podem ainda assistir e participar no “Laboratório de Cozinha – Partilha de Saberes e Sabores”, dinamizado pela Associação de Cozinheiros e Pasteleiros do Algarve, tendo como principal foco de criação e confeção, os enchidos de Monchique.

A autarquia acrescenta que «irão existir, também, outras propostas de convívio e entretenimento para toda a família, com animação pelo Grupo Atar e Pôr ao Fumeiro e uma área Municipal onde decorrerão atividades diversas».

Foto: Martyna Mazurek

Em termos de animação musical, haverá fado (sábado às 15h00), com Cláudia Leal, «dona de uma voz e de uma presença que encanta» e que «marca a diferença no panorama do fado por ser a única mulher que toca e canta o fado».

Adriana Marques, fadista monchiquense, também marcará presença na feira, sábado às 16h30, onde vai apresentar o CD “Simplesmente”. Além de concerto, haverá uma sessão de autógrafos com a artista.

Ainda na área do fado, mas humorístico, está marcado, para o mesmo dia, às 21h30, um concerto com “Rouxinol Faduncho”, um personagem criado pelo ator e humorista Marco Horácio.

Quem também promete fazer soltar gargalhadas é Miguel Costa, que vai apresentar um espetáculo de Stand-up Comedy, às 18h00.

No domingo, haverá «um dos pontos fortes desta edição», o programa “Somos Portugal” da TVI vai realizar-se no recinto da Feira, das 12h30 às 13h00 e das 14h00 às 20h00.

Segundo a autarquia, «este programa, líder em audiências, promove as maiores festas populares e irá conferir ainda mais música e animação à Feira dos Enchidos».
O certame decorre das 10h00 às 23h00, no dia 3, e das 10h00 às 21h00, no dia 4, e tem entrada livre.

Além de todas as áreas especificas e de toda a programação, irá decorrer, durante o certame o Prémio Lima Duque, atribuído a um produtor de enchidos, com o intuito de perpetuar a lembrança do Dr. Luís Fernando Maia de Lima Duque, médico veterinário e pessoa desde sempre ligada a esta feira.

Comentários

pub