Portimonense luta contra a história, mas «já provou que tem qualidade» para vencer o Benfica

Seria inédito, mas Pacheco, antigo jogador de Portimonense e Benfica, acredita que a equipa algarvia «tem qualidade» para, pela primeira […]

Seria inédito, mas Pacheco, antigo jogador de Portimonense e Benfica, acredita que a equipa algarvia «tem qualidade» para, pela primeira vez na história, vencer o clube da Luz. Este sábado, 10 de Fevereiro, a partir das 20h30, o Estádio Municipal de Portimão vai encher-se para o regresso de um grande ao Algarve, em jogos da I Liga. 

Em declarações ao Sul Informação, Pacheco antevê um «jogo muito equilibrado, mas mais determinante para o Benfica do que para o Portimonense».

Ainda assim, o ex-jogador algarvio considera que o Portimonense «já provou» que tem essa capacidade para surpreender o tetracampeão nacional: «no Estádio da Luz, empatou um jogo e apenas perdeu o outro pela margem mínima. Isso demonstra que o Portimonense tem qualidade suficiente para atacar qualquer partida, ainda para mais em casa».

Até porque, para Pacheco, a classificação do Portimonense na tabela «não condiz com a qualidade da equipa, merecia ter mais pontos».

Fabrício

O antigo futebolista, apesar de perspetivar um jogo «muito equilibrado», arrisca um vencedor: «o Benfica. Porque, apesar dos atributos do Portimonense, é sempre mais forte».

Do lado dos algarvios, um dos trunfos vai ser Fabrício, que está de pé quente. Nos últimos dois jogos, o brasileiro apontou cinco golos e diz estar a viver um «dos melhores momentos na vida a nível pessoal e profissional».

Para o embate com o Benfica, Fabrício garante que a equipa vai dar o seu melhor e que o pensamento «é positivo», até porque o Portimonense entra «sempre em campo para tentar vencer».

Quanto ao bom momento de forma, o jogador, que, no total, leva 11 golos marcados na I Liga, atribui a «maior parte do mérito» a Vítor Oliveira, que «sempre acreditou em mim».

Vítor Oliveira acredita em Fabrício e também num bom desempenho dos alvinegros frente ao tetracampeão. Na antevisão do encontro, o treinador do Portimonense disse ter «grandes expetativas» para esta partida na qual o Portimonense «pode fazer uma oposição forte ao Benfica».

Caso esta «oposição forte» resulte numa vitória, será a primeira vez que o Portimonense triunfa em jogos contra os encarnados e o tema já foi abordado no balneário. Para Vítor Oliveira, esse é «mais um motivo forte para que possamos fazer uma boa exibição e conseguir um bom resultado».

Na última vez que o Portimonense recebeu o Benfica, a partida foi disputada no Estádio Algarve, a 24 de Outubro de 2010. O jogo ficou 0-1, com Javi Garcia a marcar o golo dos encarnados.

A história não abona a favor do Portimonense, principalmente enquanto anfitrião, uma vez que o último empate caseiro frente ao Benfica foi conquistado em 1985 (0-0).

Na altura, um dos jogadores que alinhou pelo Portimonense foi… Vítor Oliveira, hoje treinador da equipa.

As dificuldades dos algarvios, em casa, frente ao Benfica não se resumem aos pontos e estendem-se também à escassez de golos.

O internacional húngaro Getov, no dia 17 de Março de 1990, marcou o último tento do Portimonense, na condição de visitado, frente às águias, num jogo que ficou 2-3.

Quem não parece confiar na história é Rui Vitória, treinador do Benfica, que prevê um «jogo difícil», frente a uma equipa que «passa uma fase boa, com resultados positivos» e com um «trio de qualidade» composto por Nakajima, Fabrício e Tabata.

Ainda assim, para o técnico encarnado, «a equipa do Portimonense vale pelo seu todo, pelo pragmatismo e simplicidade que impõe no seu jogo».

Rui Vitória, na antevisão do jogo, elogiou, ainda, o trabalho de Vítor Oliveira, que apelidou de «treinador da moda».

O embate entre Portimonense e Benfica motivou uma corrida às bilheteiras e os ingressos já estão esgotados, perspetivando-se também muitos adeptos encarnados no estádio e outros de coração dividido.

Devido a este facto, no último jogo em casa, frente ao Rio Ave, o Portimonense pediu que, na bancada de sócios, não sejam exibidos adereços afetos ao Benfica.

A semana de trabalho em Portimão ficou também marcada por um controlo antidoping a todo o plantel. Esta visita inesperada levou a que o treino de quarta-feira se tivesse atrasado, mas Vítor Oliveira não quis alimentar polémicas considerando o teste «algo perfeitamente normal».

O verdadeiro teste está marcado para a noite deste sábado.

Comentários

pub