Portimão dá nova “vida” a livros usados

A sexta edição da Feira do Livro Usado realiza-se de 23 a 28 de Abril, no Mercado Municipal da Avenida […]

A sexta edição da Feira do Livro Usado realiza-se de 23 a 28 de Abril, no Mercado Municipal da Avenida S. João de Deus, em Portimão, e todos vão poder comprar livros a preços simbólicos. 

Numa primeira fase, quem tiver livros que já não use, poderá dar-lhes uma nova “vida”, entregando-os até ao próximo dia 31 de Março no “Livrão”, disponível no Mercado da Avenida S. João de Deus, na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes (BMMTG), no Polo de Leitura de Alvor e no Polo de Leitura da Mexilhoeira Grande.

Todas as obras recolhidas que já façam parte do atual espólio da Biblioteca Municipal integrarão a feira de Livro usado “Há livros no Mercado”, na qual todos os interessados em renovar as suas estantes terão ao dispor edições a preços acessíveis, estando ainda previsto para o período um programa de animação que abrangerá as escolas do pré-escolar e EB1 do município de Portimão e o público em geral.

Durante essa semana, os livros usados estarão à venda nas bancas do Mercado Municipal da Avenida São João de Deus, no horário de funcionamento do Mercado, e terão um custo simbólico (a partir de 50 cêntimos).

Toda a verba angariada será revertida em documentos novos para a biblioteca.

No ano passado, por exemplo, foram recolhidos cerca 2775 livros e vendidos 2000 livros nesta feira. No Fundo Documental da Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes foram integrados cerca de 38 novos exemplares de temas variados.

Esta campanha é promovida pelo Clube de Leitura Manuel Teixeira Gomes e visa mesmo «enriquecer e atualizar o fundo documental da Biblioteca Municipal com a generosa colaboração de todos quantos se desejem associar à iniciativa, a qual conta com o apoio da Câmara Municipal de Portimão – através da BMMTG».

Com esta iniciativa, «a Biblioteca dá ênfase às boas práticas de responsabilidade social e ambiental, com o objetivo de tornar a reutilização de livros numa prática universal em Portimão, combatendo, assim, ao mesmo tempo o desperdício e incutindo nos jovens, pais, encarregados de educação e comunidade o verdadeiro sentido de responsabilidade social».

Comentários

pub