O céu de Fevereiro de 2018, o mês da lua negra

Fevereiro de 2018 é mês de lua negra, assim chamada porque neste mês não haverá lua cheia. A lua cheia […]

A estrela Antares

Fevereiro de 2018 é mês de lua negra, assim chamada porque neste mês não haverá lua cheia. A lua cheia anterior foi no dia 31 de Janeiro, e, como o ciclo lunar é de 29,5 dias (e Fevereiro só tem 28 dias), a próxima lua cheia ocorre já em Março.

Mas esta designação pode ser enganadora, porque “lua negra” é também o nome dado à segunda lua nova no mesmo mês, e ainda aos meses sem nenhuma lua nova (o que, à semelhança dos meses sem lua cheia, só pode ocorrer em Fevereiro).

No dia 7, a Lua atinge o quarto minguante. Na madrugada do dia seguinte, o nosso satélite está entre os planetas Júpiter e Marte, passando a cerca de 4 graus do planeta Júpiter e a 11 graus de Marte.

Júpiter parece uma “super estrela” à direita da Lua, enquanto Marte parece uma “estrela” alaranjada ou avermelhada, um pouco abaixo e para a esquerda.

Ao longo do mês, Júpiter fica visível cada vez mais tempo, nascendo por volta das 2 da manhã no início do mês, e por volta da meia-noite e meia, no dia 28.

O céu virado a Sul, às 6h30 da manhã, do dia 8 de fevereiro de 2018 – Imagem: Ricardo Cardoso Reis/Stellarium

No dia 9, a Lua está a menos de 3 graus acima de Marte. Mas, nessa região, vão poder ver duas “estrelas” avermelhadas – uma é o planeta Marte e outra, logo abaixo, é a estrela Antares, a estrela mais brilhante da constelação do Escorpião. Antares é também conhecida como o coração do Escorpião.

O nome Antares é, na realidade, devido a Marte. Ambos os objetos parecem estrelas brilhantes e avermelhadas e com brilhos muito semelhantes (nesta altura, por exemplo, Antares tem uma magnitude aparente de 1,05, enquanto a de Marte é 1,08).

Marte é o deus da guerra na mitologia romana, cujo correspondente na mitologia grega é Ares. Ora, estes dois corpos celestes parecem competir um com o outro, sendo a estrela o rival, ou o Antagonista de Ares – Ant. Ares – Antares!

Curiosamente, a estrela Antares é uma supergigante vermelha, em média 680 vezes maior que o nosso Sol, o que significa que tem um diâmetro maior que o da órbita do planeta Marte à volta do Sol. Mas Antares é uma estrela variável, com uma variação de tamanho que pode chegar aos 20%.

Com uma idade estimada de 11 mil milhões de anos (o Sol tem cerca de 4,6), Antares está no fim da sua vida, podendo explodir como uma supernova a qualquer altura nas próximas centenas de milhares de anos.

Quando isso acontecer, durante algumas semanas será tão brilhante no nosso céu como a Lua Cheia, ou seja, será visível durante o dia.

No dia 11, a Lua está a cerca de 3 graus do planeta Saturno. Estes dois objetos nascem por volta da 5 da manhã, enquanto o Sol nasce por volta das 7h30.

À semelhança de Júpiter, de dia para dia, Saturno nasce cada vez mais cedo. No final deste mês, já passa acima do horizonte por volta das 4 da manhã.

No dia 15, é dia de lua nova e o quarto crescente chega no dia 23. Já a lua cheia, essa só no dia 3 de Março. Mas isso é tema para o próximo mês.

Boas observações!

 

Autor: Ricardo Cardoso Reis (Planetário do Porto e Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço)
Ciência na Imprensa Regional – Ciência Viva

Comentários

pub